scorecardresearch ghost pixel



Adicional de 25% na aposentadoria do INSS; Saiba quem tem direito

Aumento no benefício passou a ser reconhecido desde a implementação da Reforma da Previdência, em 2019; confira como solicitar.



Sabia que é possível aumentar a renda mesmo sendo aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Estamos falando do adicional de 25% no benefício da Previdência Social voltado aos segurados que precisam de ajuda para realizar atividades do dia a dia.

O complemento é concedido no caso de cidadãos assistidos pela autarquia que são aposentados por invalidez. Neste caso, é necessário comprovar total dependência de terceiros para a realização de ações básicas do cotidiano, como preparar comida e promover cuidados com a higiene pessoal.

Sobre a aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez passou a ser reconhecida como benefício do INSS desde a implementação da Reforma da Previdência, em 2019. Ela é concedida aos aposentados e pensionistas incapacitados permanentemente ao trabalho ou até que seja comprovada uma possível reabilitação profissional.

O direito ao adicional de 25% na aposentadoria exige que a pessoa passe por uma avaliação dos peritos médicos do INSS. A etapa pode ser agendada via site do instituto, aplicativo “Meu INSS” ou telefone 135.

Durante o processo de análise das informações e condição física, o beneficiário deve apresentar os documentos pessoais, laudos médicos ou relatórios que confirmem a invalidez e, consequentemente, a necessidade de uma ajuda de outra pessoa para a realização das atividades básicas.

Em caso de recusa do INSS em conceder o benefício, a pessoa pode recorrer à Justiça, na tentativa de reverter a decisão. Para isso, especialista sugerem a contratação de um advogado, visto que o trâmites exigem maior conhecimento relacionado às leis previdenciárias.

Leia ainda: Auxílio-doença INSS é pago por 90 dias sem perícia médica: Veja quem pode receber




Voltar ao topo

Deixe um comentário