O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento que ajuda o Governo Federal a identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Ademais, é a principal forma de acesso a programas sociais como o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Sendo assim, é fundamental manter os dados atualizados no cadastro para não perder o direito aos benefícios.
Para se inscrever no CadÚnico, basta procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e solicitar o cadastramento. Em alguns casos, o próprio município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda para fazer o cadastro.
Recentemente, foi lançado o Cadastro Único Digital, para que as famílias possam se inscrever ou atualizar seus dados pela internet, sem a necessidade de buscar atendimento presencial. Saiba mais sobre a plataforma a seguir:
CadÚnico Digital
O CadÚnico Digital funciona da mesma forma que a base de dados tradicional do governo federal, com a vantagem de possibilitar o cadastro e a atualização das informações sem precisar sair de casa.
Além disso, a plataforma permite que o governo federal, estados e municípios possam acompanhar a situação de renda das famílias de baixa renda com mais facilidade, e assim, fazer a triagem e concessão de mais de 20 benefícios sociais de forma adequada.
Para se cadastrar na plataforma, basta acessar o site do CadÚnico ou baixar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e iOS, e informar os seguintes dados pessoais: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço e declaração de renda.
Serviços disponíveis no CadÚnico Digital
Na plataforma, os inscritos poderão agendar benefícios, verificar a situação cadastral, consultar os pagamentos previstos, gerar comprovante do cadastro, encontrar o CRAS mais próximo, entre outras funcionalidades.
Além disso, é possível solicitar os benefícios sociais pelo site ou aplicativo. Confira quais são os principais programas que utilizam o Cadastro Único como critério de seleção:
- Água para todos;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Auxílio emergencial;
- Bolsa estiagem;
- Bolsa Família;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Carta Social;
- Carteira do Idoso;
- Casa Verde e Amarela;
- Crédito Instalação;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Isenção de Taxas de Inscrição em Concursos Públicos;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Pro Jovem Adolescente;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.
Leia também: CadÚnico do governo pode colocar dados dos cidadãos em risco?