scorecardresearch ghost pixel



Cartão de crédito é dor de cabeça? Deixe de cometer esses 5 erros

Serviço precisa te ajudar nas necessidades do dia a dia e sem cobrança de taxas abusivas. O bom atendimento do banco também deve ser levado em conta.



Cartão de crédito já foi sinônimo de dor de cabeça no Brasil e para muitas pessoas que não têm controle dos gastos, ainda é um bicho de sete cabeças que dificulta a vida. Porém, não deve ser assim, o serviço precisa te ajudar nas necessidades do dia a dia e sem cobrança de taxas abusivas. O bom atendimento do banco e uma política transparente de tarifas deve ser levado em conta na hora de pedir um cartão.

Os cartões se tornam um problema principalmente porque os brasileiros têm hábitos consumistas e sem cautela que fazem com que caiam em uma bola de neve de dívidas. Veja abaixo, 5 erros comuns para não cometer no cartão de crédito:

1 – Pagar o mínimo da fatura

Quando o consumidor não faz o pagamento total da fatura do cartão até a data de vencimento, ele entra no chamado crédito rotativo que cobra juros altíssimos para o pagamento do restante da fatura. No Brasil, as taxas para esse tipo de crédito podem chegar até 875% por ano, ou seja, evite ao máximo dividir sua fatura se não quiser aumentar sua dívida em muitas vezes.

2-  Parcelar tudo

Esse é um hábito entre os brasileiros, e não é de todo ruim, pois permite ter acesso a coisas no momento que não poderia ter caso não parcelasse, pode ajudar bastante quem precisa de um eletrodoméstico com urgência por exemplo. Porém, o problema é o costume de parcelar tudo no cartão que faz com que a pessoa perca a noção de quanto já gastou no mês.

O risco é grande da fatura ficar gigante por causa das várias parcelas pequenas. E ao final do mês, como o valor fica alto, nem fez sentido usar o parcelamento.

3- Emprestar o cartão de crédito sempre que pedem

Outro costume entre os brasileiros é pedir emprestado o cartão de crédito de um familiar. Aquele que empresta muitas vezes já sofreu calote, mas por ficar sem jeito e sem graça por não ceder o cartão para a mãe, pai, filhos, primos…acaba emprestando o cartão de novo, correndo o risco de não receber novamente pelas compras da outra pessoa e de consequentemente ficar negativado, o que gera muitos problemas.

Por isso, não tenha vergonha de dizer não. Ninguém é mal ou egoísta por não querer ficar devendo uma coisa que não comprou ou ter o risco de ficar inadimplente. Afinal, o nome que ficará sujo é o seu, não da outra pessoa que provavalmente não possui cartão porque ela mesma já está negativada. Portanto, pense muito antes de emprestar seu cartão de crédito para alguém.

4 – Não avaliar anuidade x benefícios

Será que a anuidade que você está pagando para ter acesso ao seu cartão de crédito é compensada pelos benefícios que ele te oferece? Hoje em dia existem várias opções no mercado, a maioria oferecida por bancos digitais, como Nubank e Inter, que não cobram anuidade e ainda dão acesso a diversas vantagens que muitos bancos tradicionais não oferecem.

Por isso, apenas pague anuidade se o que você está recebendo em troca justifique o valor, como oferecimento de programa de soma de pontos, cashback, seguros, entre outros serviços. Caso contrário, gastar dinheiro com anuidade é um erro que pesa muito no bolso.

5- Ter mais de um cartão de crédito

Ter a carteira toda colorida de cartões de crédito está deixando de ser moda, ainda bem porque ter vários cartões pode levar aos descontrole nos gastos. A pessoa fica com a falsa impressão que pode gastar muito, pois tem bastante crédito disponível, porém, ao final do mês, as contas do cartão sempre chegam e pagar tudo de uma vez pode pesar no orçamento.

Além disso, o usuário pode confundir as datas de vencimento dos cartões, assim como os valores de limite e, ao ultrapassar o limite, muitos cartões já entram automaticamente na cobrança dos juros rotativos. Por isso, tente controlar seus gastos em um cartão só, principalmente se tiver dificuldade de gerenciamento e for muito consumista.

Mas, nem sempre ter mais de um cartão é ruim. As contas digitais, por exemplo, que são gratuitas, podem oferecer serviços diferentes e rendimento do saldo depositado na conta também um maior do que outro, nesse caso, vale aproveitar as opções e ter acesso a funções diferenciadas de acordo com sua necessidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário