scorecardresearch ghost pixel



Dados de 500 milhões de usuários do Facebook vazam na internet; Como saber se os seus foram usados?

Especialista em inteligência digital certificou que mais de 8 milhões dos dados vazados eram de brasileiros.



Para verificar se seu CPF foi roubado e utilizado para fazer compras e empréstimos, você pode acessar o site Registrato, um sistema do Banco Central (BC) que mostra operações com instituições financeiras, como crédito e câmbio. No momento em que o site carregar, é só clicar em “Sou Pessoa Física”, logo abaixo do menu “Primeiro Acesso”.

Então, é possível escolher se cadastrar por celular, internet banking, certificado digital ou até mesmo fisicamente. Todas as opções dão direito a acessar relatórios, como contas correntes ativas, empréstimos e financiamentos no seu nome e chaves Pix cadastradas.

Nesta semana, o chefe de tecnologia da Hudson Rock, companhia de inteligência digital, Alon Gal, certificou que aproximadamente 533 milhões de dados de vários usuários do Facebook no mundo todo haviam sido vazados por um hacker. Mais de 8 milhões eram dados de brasileiros.

De acordo com Gal, o vazamento incluiu números de telefone, nomes completos, localizações, datas de nascimento, biografias e, em alguns casos, até mesmo o e-mail das pessoas. 

Como acessar o Registrato:

  • Pelo computador: você deve obter uma frase de segurança na página inicial do Banco Central, inserindo dados como CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e nome do banco no qual você tem conta. Logo depois acessar o internet banking do seu banco pelo computador. E, finalmente, concluir o cadastro direto no site do Registrato, tendo acesso aos mesmos relatórios citados acima;
  • Pelo celular: se a sua opção for o smartphone, basta entrar no aplicativo de seu banco, procurar a opção “Registrato” (no site você pode ver detalhes de como encontrar a opção), obter um PIN (senha normalmente de quatro dígitos) que, depois, será utilizado para acessar o sistema do Banco Central e pedir relatórios;
  • Certificado digital: para acessar o Registrato com essa opção é preciso ter um CPF tipo A1 ou A3 para a comprovação da identidade. Com ele, o usuário consegue a senha de acesso. 

Leia também: Facebook vai simplificar disposição da página inicial em ordem cronológica




Voltar ao topo

Deixe um comentário