Quem contraiu a covid-19 pode solicitar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O trabalhador deve apresentar documentação necessária para cada um dos casos. A maioria dos pagamentos são para ajudar em situações de doença, os conhecidos como benefícios por incapacidade. Entenda mais sobre cada um deles logo abaixo:
1 – Auxílio-doença
Com as novas regras do INSS, o benefício passou a ser liberado temporariamente sem a obrigatoriedade da perícia médica. O auxílio-doença pode ser solicitado a partir do 16º dia em afastamento, pois normalmente os médicos concedem atestados que variam entre 7 a 14 dias para que o trabalhador se recupere, os quais são custeados pelo empregador.
Porém, se mesmo depois deste período a incapacidade persistir, o benefício pode ser solicitado. Para ter direito ao auxílio, é necessário que os segurados cumpram uma carência de 12 meses de contribuição, mas há algumas doenças que liberam o trabalhador da carência.
2 – FGTS
3 – Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O BPC é a sigla para Benefício de Prestação Continuada que pode ser pago aos cidadãos que possuem renda baixa e não podem mais trabalhar por causa da covid-19. Para conseguir, é necessário passar pela perícia médica do INSS, o pagamento é até um salário mínimo (atualmente de R$ 1.100).
4 – Pensão por morte
O INSS pode conceder aos familiares dos segurados do INSS que faleceram por causa de covid-19, uma pensão por morte. O valor do benefício varia de acordo com o número de dependentes do aposentado, por exemplo, que estão registrados nos dados do órgão. Para conseguir receber a pensão por morte é necessário ainda que a pessoa que faleceu tenha feito suas contribuições ao INSS.
Veja também: Mais de R$ 1.100: INSS ganha novas datas de pagamento do 13º. Veja calendários