O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou qual será a nova idade mínima de aposentadoria deste ano. Segundo informações do governo, o texto está expresso por meio da Reforma da Previdência de 2019, e trouxe no documento algumas mudanças. Umas delas, é o processo demorado de transição para quem estava próximo de se aposentar.
Vale destacar que para que a população consiga o benefício, será fundamental seguir algumas regras (que ficaram mais rígidas). Hoje, o INSS assegura que são três tipos de transição e todas elas com acréscimo de seis meses no prazo mínimo de contribuição à Previdência Social.
Para se aposentar será preciso ter 61 anos e mais seis meses de idade, para homens. Já para mulheres, será necessário que a pessoa tenha 56 anos e mais seis meses de idade.
Veja quais são as novas medidas para saber quem se encaixa nos critérios de aposentadoria em 2021.
- Por idade mínima progressiva: o benefício pode ser solicitado por mulheres com 56 anos e seis meses de idade, com mais 30 anos de contribuição. Os homens deverão ter 61 anos e seis meses de idade, com mais 35 anos de contribuição.
- Por idade: mulheres podem se aposentar aos 60 anos e seis meses, e homens aos 65 anos de idade, ambos com pelo menos 15 anos de contribuição.
- Por pontos: a pontuação corresponde à idade + anos de contribuição, que deve totalizar 87 pontos para mulheres de 97 para homens.
- Benefício para o trabalhador que: comprovar a carência mínima de 180 contribuições;
- tiver 15 anos de tempo de contribuição;
- tiver a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 60 anos, se mulher.
As mulheres precisam seguir, também, as normas da tabela abaixo:
A partir de: | Idade para conseguir a aposentadoria |
01/01/2020 | 60 anos e 6 meses |
01/01/2021 | 61 anos |
01/01/2022 | 61 anos e 6 meses |
01/01/2023 | 62 anos |
Simular a Aposentadoria por Tempo de Contribuição
O serviço de simulação de aposentadoria por tempo de contribuição auxilia a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição).
A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. Também é permitido incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação.
O resultado realizado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria. Este pedido é realizado pela internet, você não necessita ir ao INSS.
Para fazer a simulação:
- Faça login no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
- Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis. 4
- Depois clique em “Recalcular”; A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
Leia também:BPC: Confira todos os requisitos para receber o benefício de R$ 1.100 do INSS