scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS volta em breve; saiba quem precisa passar pelo procedimento

Como a maior parte dos segurados da Previdência Social fazem parte dos grupos de risco da Covid-19, o órgão optou por suspender a obrigatoriedade e cancelar o bloqueio de pagamentos.



Devido à pandemia, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país passaram meses fechadas. Com isso, a prova de vida foi suspensa, e consequentemente, também o bloqueio de benefícios como aposentadorias e pensões por falta do procedimento comprobatórios.

Contudo, a prova de vida voltará a ser realizada a partir do mês de junho, e com a obrigatoriedade do procedimento, beneficiários que não passarem pela prova poderão perder seus pagamentos.

A prova de vida é um procedimento anual, realizado pelas instituições financeiras responsáveis pelo repasse dos benefícios do INSS, a fim de evitar possíveis fraudes e irregularidades nos pagamentos. No caso de segurados com dificuldade de locomoção ou doenças, é possível designar um procurador devidamente cadastrado no INSS para fazer a prova.

Calendário da prova de vida INSS 2021

A prova de vida do INSS está suspensa desde o ano passado. Como a maior parte dos segurados da Previdência Social são idosos ou possuem comorbidades, e portanto fazem parte dos grupos de risco da Covid-19, o órgão optou por suspender a obrigatoriedade e cancelar o bloqueio de pagamentos pela falta do procedimento.

Agora, a prova voltará a ser realizada a partir do mês de junho. Confira o calendário completo a seguir:

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, deve fazer a prova em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, deve fazer a prova em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, deve fazer a prova em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, deve fazer a prova em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, deve fazer a prova em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, deve fazer a prova em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/maio de 2021, deve fazer a prova em dezembro de 2021.

Prova de vida digital

Sem poder realizar o procedimento comprobatório de forma presencial, o INSS começou a testar a prova de vida digital. Desta forma, 5,3 milhões de beneficiários já foram convocados para fazer o procedimento online, pelo aplicativo Meu gov.br.

Para fazer a prova online, é necessário ter feito o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque o Instituto utiliza a base de dados do Denatran e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o procedimento, que é realizado por meio da leitura da biometria facial.

Leia também: 13º salário INSS: Governo confirma pagamento da primeira parcela no fim de maio




Voltar ao topo

Deixe um comentário