O novo programa social do governo conhecido como Renda Brasil está pronto e deve ser lançado em alguns meses. A informação foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o evento digital Itaú Latam Spring Meetings. Guedes afirmou que o governo ouviu os especialistas que criaram o Bolsa Escola e o Bolsa Família para elaborar o novo programa social.
Guedes disse também que o ministro da Cidadania, João Roma, será o responsável por aprimorar as sugestões para o Renda Brasil. O programa tem o objetivo de unificar o Bolsa Família com outros benefícios concedidos pela governo federal, como o auxílio emergencial.
Ele também funcionaria como uma marca social para a gestão de Jair Bolsonaro, assim como o Bolsa Família foi para Lula da Silva. Segundo um documento do Ministério da Cidadania que foi obtido pelo jornal Estadão, o programa seria dividido em quatro eixos, são eles:
- Primeira infância
- Renda cidadã
- Prêmios por méritos
- Emancipação cidadã
O eixo da emancipação cidadã abrangeria a criação da Carteira Verde e Amarela Digital que tem como objetivo baratear para as empresas o custo de contratação de pessoas com menores salários e com redução de encargos.
O programa também propõe um regime de capitalização para a aposentadoria, em que que cada trabalhador teria uma poupança individual e não somente contribuiria para um fundo comum (como acontece atualmente com o INSS), além da criação do seguro-desemprego privado.
Veja também: Siga passo a passo para consulta do auxílio 2021 e saiba se você foi aprovado