scorecardresearch ghost pixel



Seu processo está parado no INSS? Veja o que fazer

Vale destacar que os trabalhadores que solicitaram a aposentadoria e estão na fila há mais de 45 dias podem tentar ajuda na Justiça.



O processo de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem duração média de 7 meses. Para conseguir o benefício é necessário agendar por meio do portal Meu INSS. Se o processo estiver demorando muito, fique de olho se não falta algum documento e ausência de informações na sua solicitação.

Uma opção para acelerar a demora é entrar com um mandado de segurança exigindo que o INSS analise o seu pedido de aposentadoria. Nesse caso, o trabalhador não pede a concessão do benefício, somente solicita que o instituto veja seu caso.

Esse processo costuma ser mais rápido, porém trata-se de uma tentativa e não há certeza de que o juiz irá dar a ordem em favor do segurado. Isso porque alguns juízes entendem que o segurado está furando a fila do INSS e não concedem, porém é uma alternativa.

Caso a demora da análise do processo esteja acontecendo por causa de documentação errada, saiba que no portal do Meu INSS tem uma modalidade chamada “Cumprimento de exigência” esta opção irá te ajudar a solucionar a sua situação. Você também pode levar as documentações até uma agência do INSS.

Vale destacar que os trabalhadores que solicitaram a aposentadoria e estão na fila dos 1,3 milhão de pedidos de benefícios sem resposta do INSS há mais de 45 dias podem tentar ajuda na Justiça para conseguir receber o benefício. Para mais informações sobre seu processo, você pode ligar no número 135 do INSS.

Veja também: INSS: Infectados por covid-19 podem receber quais benefícios? Conheça




Voltar ao topo

Deixe um comentário