scorecardresearch ghost pixel



Antecipação do 13º salário do INSS começa AMANHÃ! Confira o calendário de pagamentos

Ao todo, cerca de 31 milhões de segurados da Previdência Social devem ser contemplados pela antecipação do benefício.



A partir desta terça-feira, 25, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. Inicialmente previsto para fevereiro, o pagamento da antecipação do benefício levou mais três meses para sair devido ao atraso na aprovação do Orçamento deste ano.

Tem direito ao 13º salário do INSS os segurados e seus dependentes que receberam durante o ano benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e pensão por morte.

De acordo com o decreto que estabeleceu a antecipação do 13º salário do INSS, o valor da primeira parcela corresponde a 50% do benefício. Na segunda parcela, serão pagos os 50% restantes, porém com o desconto do Imposto de Renda, caso o beneficiário seja contribuinte da Receita Federal.

Ao todo, cerca de 31 milhões de segurados da Previdência Social devem ser contemplados pela antecipação do benefício. A estimativa do Governo Federal é que a medida deve injetar R$ 50 bilhões na economia brasileira.

Calendário 13º salário INSS

As datas de pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS são definidas a partir do número final do benefício. São dois calendários de pagamento, sendo um para quem recebe benefícios no valor de um salário mínimo (R$ 1.100) e outro para quem recebe mais de um salário mínimo. Confira a seguir:

Calendário 13º INSS
Fonte: INSS

Leia também: O que acontece quando o segurado deixa de contribuir com o INSS?




Voltar ao topo

Deixe um comentário