Se você é usuário do cartão de crédito Nubank, o famoso “roxinho”, e precisa cancelar uma compra, saiba que o banco digital oferece essa opção via aplicativo. Isso torna o processo de reembolso muito mais prático e ágil.
Apesar disso, é importante destacar que o Nubank, assim como todas as operadoras de cartão de crédito, atua como um meio de pagamento. Ou seja, ele não possui autonomia para estornar nenhum valor. O que ele faz é apenas ajudar no intermédio do processo de estorno entre cliente e loja.
Passo a passo para cancelar uma compra no Nubank
Antes de solicitar o cancelamento de uma compra no Nubank, a sugestão é procurar o estabelecimento onde foi feita a transação e pedir o estorno do valor. Para isso, o consumidor deve reunir os motivos e provas que o levaram ao pedido de reembolso, como produto em mau estado, cobrança indevida, duplicidade e atraso na entrega.
Caso a loja não aceite o pedido, o cliente pode acionar o Nubank, que passa a intermediar o acordo entre o consumidor e o estabelecimento. Confira o passo a passo para contestar uma compra pelo aplicativo do Nubank:
- Abra o aplicativo Nubank;
- Vá na opção “Cartão de Crédito”;
- Em seguida, na tela com a lista de transações no cartão, toque na compra que será feito o pedido de reembolso e, em seguida, acesse a aba “Reportar”;
- Feito isso, informe o motivo pelo qual a compra será contestada;
- Continue o passo a passo, informando com precisão o que houve durante a transação, reportando os motivos do descontentamento;
- Para continuar, o Nubank vai precisar de toda a documentação que ajude a resolver o caso, como comprovante de cancelamento, tentativa de contato com a loja e conversa com SAC, por exemplo;
- Por fim, basta anexar os comprovantes no próprio app e pronto.
Mesmo reportando a compra indesejada, vale lembrar que o Nubank não possui autonomia para cancelar a transação. O que o banco pode fazer é reportar o pedido ao setor de contestação para que ele ajude o consumidor no que for necessário.
Casos em que todas as evidências foram apresentadas, mas mesmo assim o o lojista se recusa a resolver o problema, o Nubank dá início ao chamado “processo de disputa”, em que toda a documentação de defesa é enviada diretamente ao adquirente, neste caso, a maquinha de cartão, para a solução definitiva do problema.
Leia ainda: Função adicionar limite no cartão Nubank proíbe tirar dinheiro da conta?