scorecardresearch ghost pixel



O que é código de verificação (CVV) do cartão de crédito? Para que serve?

Saiba o que significa esse número e porque ele é tão importante para a segurança do seus dados durante compras pela internet.



A necessidade de realizar compras online aumentou nos últimos anos, sobretudo com o surgimento dos bancos exclusivamente digitais. Em meio às novidades, transações por meio de cartão de crédito virtual, sem o intermédio de serviços como o Paypal, ganharam destaque, principalmente por oferecerem mais segurança em relação aos dados do consumidor.

Usuários de qualquer serviço de cartão de crédito sabem que a ferramenta traz consigo diversas informações pessoais. O número principal, por exemplo, é visto logo na parte da frente (ou posterior dependendo da instituição). Ele possui 16 dígitos identificadores, divididos em quatro blocos. Além dele, há outro muito importante: o CVV.

O que é CVV?

Mas afinal de contas, o que é que CVV? O CVV é a sigla para Card Verification Value (Valor Verificador de Cartão, em tradução livre), que funciona como um código de segurança utilizado durante transações online com o cartão de crédito. Além desta nomenclatura, podem haver outras variações, como CID (Card ID ou Identificador de Cartão) e CVC (encurtador de Card Verification Code ou Código Verificador de Cartão).

Tendo em vista que compras pela internet não exigem o uso de senha, o CVV tem como papel primordial atuar como um código de autenticação que, juntamente com o CPF, evita fraudes e demais riscos de utilização indevida por terceiros.

Onde fica o CVV do cartão de crédito?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o CVV, veja a seguir onde fica o CVV no seu cartão de crédito. Composto por três dígitos, o CVV aparece normalmente no verso do cartão de forma padronizada, em um campo exclusivo para ele. O formato é adotado pela maioria das bandeiras, como a Mastercard, Visa, Elo, etc.

No entanto, há casos específicos, como no caso dos cartões da American Express, popularmente conhecidos no Brasil como Amex. Neste caso em particular, o CVV é encontrado na parte de frente da ferramenta, no canto direito. Outra diferença nesta versão é que são 4 ao invés de 3 dígitos.

Segurança na hora de comprar online

Apesar de o CVV funcionar como uma senha de segurança na hora de realizar compras pela internet, o consumidor ainda precisa ficar olhos abertos durantes as transações virtuais para não cair nenhum tipo de golpe.

Uma dica é verificar o lugar onde será feita a operação. Buscar referências sobre a loja em redes sociais ou até mesmo com quem já realizou alguma compra pode garantir maior confiabilidade ao site. Outra sugestão inclui observar se a página de compra possui informações de contato e serviço de atendimento ao cliente.

Por fim, ficar atento à nota da empresa no site Reclame Aqui também pode ajudar na hora de garantir mais segurança em compras realizadas virtualmente. O site coleta opiniões de consumidores em relação à diversas empresas e analisa sua credibilidade diante do mercado.

Veja também: Os 15 melhores cartões de crédito brasileiros sem anuidade




Voltar ao topo

Deixe um comentário