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Bancos devem perder receita com Pix e WhatsApp Pay; Saiba mais

Ferramentas permitem que usuários enviem e recebam dinheiro sem ter de pagar tarifas pelas movimentações.



O lançamento das ferramentas de pagamento e transferência de dinheiro – Pix e WhatsApp Pay – deve abocanhar uma parte da receita dos bancos ligada a estes tipos de serviços. A avaliação foi feita pelo presidente executivo do Bradesco, Octavio de Lazari, durante apresentação dos resultados da instituição no primeiro trimestre de 2021.

“O Pix e o WhatsApp vão morder um pedaço da receita. O Pix não teve tanto impacto no primeiro trimestre, mas vamos ver a velocidade do Whatsapp, que é muito difundido no Brasil e é quase um substituto do Pix”, declarou executivo via teleconferência.

Segundo ele, o Bradesco, entres os meses de janeiro, fevereiro e março, obteve lucro de R$ 6 bilhões, uma alta de 73,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação às transações feitas pelo celular, houve um aumento de 75% entre março de 2020 e 2021.

Renovação nos processos de transferência e pagamentos

Recentemente, o WhatsApp começou a oferecer aos usuários de forma gradativa a possibilidade de transferência de dinheiro entre pessoas físicas sem nenhum custo. A novidade conta com a parceria de nove bancos, sendo um deles o Bradesco. O lançamento, como ponderou o presidente da instituição, já era esperado e é visto como parte natural do sistema de competição típica do mercado.

“Não nos preocupa. Precisamos ter ganho de escala, ou seja, aumentar o número de clientes, para substituir a perda de receita. Tivemos a entrada de 3,6 milhões de clientes digitais nos últimos 12 meses. Os clientes é que vão decidir. O Pix já é um sucesso, cabe a nós buscar outras fontes de receita”, disse Lazari.

Sobre o espaço no mercado, o presidente disse que, “apesar da concorrência com novos entrantes” o banco é capaz de continuar entregando resultados robustos e satisfatórios.

Em nota oficial, o Bradesco anunciou a chegada do WhatsApp Pay para quem é correntista e utiliza o cartão de débito. Ao acessar o menu do WhatsApp, o cliente seleciona o serviço de pagamento e cria um código (PIN) para as transações, que são seguras e totalmente gratuitas. Os limites das operações são de R$ 1 mil por dia e R$ 5 mil ao mês.

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