scorecardresearch ghost pixel



Concurso IBAMA e ICMBio: Meio Ambiente deve anunciar 1.000 vagas em breve. Entenda

Atualmente, ambos os órgãos federais de fiscalização ambiental possuem um déficit de servidores de cerca de três mil funcionários.



O Ministério do Meio Ambiente deve anunciar novos concursos IBAMA e ICMBio com a oferta de 1.00o vagas em breve. Segundo informações do portal da CNN, a pasta tem o objetivo de reforçar o quadro de servidores dos órgãos por causa do período de secas, quando há um aumento de queimadas florestais.

As vagas serão destinadas para cargos como fiscais e analista, distribuídas entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio). Atualmente, ambos os órgãos federais de fiscalização ambiental possuem um déficit de servidores de cerca de três mil funcionários, de acordo com levantamento do governo federal.

De acordo com integrantes do governo, o Ministério da Economia deve destinar R$ 70 milhões para a realização dos dois concursos. Vale lembrar que no mês passado, durante discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que vai duplicar os recursos para a fiscalização ambiental.

Contudo, o orçamento deste ano foi aprovado com uma redução de 24% nas verbas destinadas ao Meio Ambiente, o que levou o ministro da pasta, Ricardo Salles, a pedir uma recomposição orçamentária de R$ 270 milhões.

Autorização para mais de 1.600 vagas

Um indício de que o concurso IBAMA pode sair é que o órgão recebeu no início de maio a autorização para o preenchimento de 1.659 vagas temporárias. De acordo com a portaria publicada, os profissionais poderão ser contratados já a partir deste mês.

Desta forma, o edital pode ser publicado em breve pelo IBAMA para os níveis alfabetizado, médio e superior (brigadista, chefe de brigada e gerente estadual). O prazo de validade dos contratos pode ser de até seis meses, podendo ser prorrogado até o limite de dois anos.

Veja também: Novo concurso Marinha 2022: Sai edital com 263 vagas de nível médio




Voltar ao topo

Deixe um comentário