scorecardresearch ghost pixel



Evite bloqueio do seu benefício do INSS! Prova de vida volta a ser cobrada. Veja datas para fazer

A partir de junho, o bloqueio será feito de forma escalonada, em caso de não cumprimento dos prazos.



Os pagamentos dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltarão a ser bloqueados e suspensos pela falta de prova de vida. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta última quinta-feira, 13. A prova de vida não é obrigatória desde março do ano passado por causa da pandemia de covid-19.

De acordo com a portaria, já a partir da competência de maio, a rotina de bloqueio dos benefícios do INSS voltarão a acontecer por falta de realização de recadastro da senha para receber os recursos. A partir de junho, o bloqueio será feito de forma escalonada, em caso de não cumprimento dos prazos de comprovação,

Como fazer a prova de vida?

A comprovação de vida dos beneficiários poderá ser realizada por meio de  biometria facial, basta acessar os aplicativos “Meu INSS” e “Meu gov.br“.Os beneficiários também podem ir pessoalmente até os bancos pagadores de benefícios para fazer a comprovação da prova de vida.

Porém, esse procedimento será feito de forma gradual e escalonada de acordo com calendário publicado ontem pelo INSS. Confira abaixo o cronograma conforme o mês de vencimento em 2020.

Fonte: INSS

Veja também: INSS: Qual é o prazo para quem parou de contribuir ficar sem benefícios?




Voltar ao topo

Deixe um comentário