scorecardresearch ghost pixel



INSS: Quem pode solicitar aposentadoria por idade? Entenda as regras

O salário do benefício equivale a 60% da média de todos os salários obtidos, com mais 2 pontos percentuais a cada ano extra trabalhado.



Muitas são as dúvidas sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E uma delas é sobre quais cidadãos podem receber a aposentadoria por idade. Você sabe quais são as exigências determinadas pelo INSS? Podem solicitar o benefício para esta aposentadoria todos os colaboradores em território nacional que corresponderem com as condições estabelecidas pelo INSS

Veja quais são as regras depois da Reforma da Previdência:

  1. Homens: 65 anos e 15 anos de trabalho e contribuição;
  2. Mulheres: 62 anos e 15 anos de trabalho e contribuição.

Vale destacar que esse período de trabalho só é útil para quem já estava relacionado ao INSS e vinha pagando os impostos antes da reforma. Então, os indivíduos que iniciaram suas atividades trabalhistas depois da reforma, necessitam confirmar 20 anos de trabalho. 

Saiba como pedir a realização deste serviço:

1° Faça login no Meu INSS;

2° Vá até a opção “Agendamentos/Solicitações”;

3° Clique em “Novo Requerimento”;

4° Escolha o serviço que você deseja;

5° Clique na opção “Atualizar”;

6° Verifique ou altere seus dados de contato e depois é só clicar em “Avançar”;

7° Comunique os dados necessários para concluir o seu pedido. 

A aposentadoria por idade é mais relevante?

Para os cidadãos que iniciaram a contribuição após a Reforma da Previdência, essa categoria será a única opção, caso o segurado não tenha direito à aposentadoria especial ou por invalidez. Já no caso de quem já estava próximo de se aposentar antes da reforma entrar em vigor, será preciso fazer os cálculos das regras de transição para escolher qual a melhor categoria em determinados casos. 

Em alguns, há a possibilidade de utilizar o tempo de contribuição. Frisando que o que vai indicar qual transição vale mais a pena é o período para se aposentar e o valor do benefício. 

É preciso falar também sobre o planejamento previdenciário, com ele o colaborador poderá ver quanto terá que pagar até conseguir a aposentadoria. No caso de dúvidas é importante contratar um advogado previdenciário para te assessorar.

Você sabe como é feito o cálculo do benefício da aposentadoria por idade?

O salário do benefício equivale a 60% da média de todos os salários obtidos, com mais 2 pontos percentuais a cada ano extra trabalhado.

Veja as etapas essenciais, para fazer o cálculo:

  1. É fundamental fazer a média aritmética de todos os salários recebidos ao vasto tempo de sua atividade trabalhista;
  2. Realize o cálculo da alíquota de 60% + 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos para os homens e acima de 15 anos para as mulheres, avisando que é preciso obedecer o limite de 100%;
  3. Por fim aplique a porcentagem final à média salarial calculada no primeiro ponto.

Leia também: Aposentadoria INSS: Saiba quem pode receber adicional de 25% no benefício




Voltar ao topo

Deixe um comentário