Nesta semana, o WhatsApp liberou o serviço de pagamentos na plataforma. Assim, os usuários do aplicativo de mensagens já podem enviar e receber dinheiro sem cobrança de tarifas pelo próprio app. A nova função será integrada ao Facebook Pay.
Para habilitar o recurso, o aplicativo deve estar atualizado em sua versão mais recente. A opção de pagamentos será disponibilizada dentro das conversas do aplicativo, no ícone de anexos, onde é também possível enviar arquivos e contatos ou compartilhar a localização.
Veja também: Mercado Pago anuncia integração para envio e recebimento via WhatsApp
Ao fazer a primeira transferência, é necessário informar a forma de pagamento. A princípio, o usuário poderá usar cartões de débito, pré-pagos ou combo, sendo que a função crédito não está disponível. Serão aceitos cartões do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco Inter, Itaú, Nubank, Mercado Pago, Next, Sicredi e Woop Sicredi, emitidos com as bandeiras Visa ou Mastercard.
O usuário também deverá criar um PIN de acesso ao Facebook Pay. A cada pagamento realizado pelo WhatsApp, será necessário digitar o PIN numérico de seis dígitos ou fazer a leitura da biometria para confirmar a transação, como medida de segurança. Confira a seguir o passo a passo para transferir dinheiro pelo WhatsApp:
Como realizar transferências pelo WhatsApp
- Acesse o aplicativo, disponível para Android e iOS, verificando se o mesmo já está atualizado com o novo recurso;
- Abra uma conversa e clique no ícone de anexos, localizado na parte inferior da janela;
- Clique na opção “Pagamentos”, escolha a opção de pagar e digite o valor da transferência. Se desejar, adicione uma descrição para a transação, e clique no ícone para avançar;
- Selecione a opção “Começar” e escolha uma forma de pagamento;
- Será aberta uma janela para configurar o Facebook Pay. Clique em “Continuar” e aceite os termos e condições do serviço;
- Crie um PIN de seis dígitos para habilitar as transações pelo Facebook Pay e, em seguida, confirme o código;
- Informe seu nome completo e CPF e clique em “Avançar”;
- Digite os dados do cartão para registrá-lo na plataforma;
- A instituição financeira enviará um código por SMS, e-mail ou aplicativo do banco. Em seguida, digite-o no local indicado;
- Por fim, confirme o método de pagamento para finalizar a transação.
Vale destacar que esse cadastro só precisa ser feito na primeira transferência. O limite de movimentações pelo WhatsApp é de até R$ 1 mil por transferência, sendo até 20 transações por dia, e de até R$ 5 mil por mês.
Leia também: Fique de olho: Golpe no WhatsApp utiliza de falsa cobrança de boleto para atrair vítimas