O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente passou a possibilitar a consulta do resultado da perícia médica de forma online no portal e aplicativo Meu INSS. Assim, o cidadão pode verificar a solicitação sem sair de casa e também informar-se sobre o resultado no mesmo dia em que a perícia foi realizada.
Vale lembrar que a perícia médica do INSS é feita em casos em que o trabalhador necessita se desligar do trabalho por causa de doença ou acidente e passa a receber o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença). A perícia também é feita em caso de solicitação de prorrogação do auxílio-doença.
Como verificar a perícia médica do INSS?
Para verificar o resultado da perícia médica do INSS o cidadão deve entrar no portal Meu INSS ou aplicativo Meu INSS. Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Instituto o cidadão deverá entrar com o seu login único Gov.BR. E depois pesquisar o serviço “Resultado de Benefício por Incapacidade” onde será mostrado o resultado da perícia após às 21h do dia em que foi feita.
Outra maneira de saber o resultado da perícia é pelo telefone no número 135 e comunicar o CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.
Veja como agendar perícia no Meu INSS
Devido a pandemia as agências reabriram com horário reduzido e por meio de agendamento. Para que você seja atendido pessoalmente, você deverá entrar no aplicativo Meu INSS, no site: gov.br/meuinss ou ligar para o número 135 e agendar um horário para comparecer à agência. O agendamento pode ser feito em três canais: site ‘Meu INSS’; aplicativo de celular ‘Meu INSS’ e pela Central telefônica 135.
Saiba como agendar uma perícia pela internet
- Entre no aplicativo ou site do ‘Meu INSS’
- Faça o login na plataforma
- Clique em ‘Agendar Perícia’
- Escolha uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; ‘Remarcar perícia’ (reagendamento); ou ‘Perícia Presencial por Indicação Médica’;
- Vá em frente e siga os próximos passos e finalize o agendamento.
Atenção, o acompanhamento do pedido pode ser efetuado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.
Quem pode solicitar o auxílio-doença?
Podem pedir o benefício todos os trabalhadores incapacitados que sejam segurados do INSS (trabalhadores carteira assinada), trabalhadores autônomos que pagam o INSS. É obrigatório que o profissional tenha contribuído nos 12 meses anteriores, exceto em casos de acidentes de trabalho ou doenças especiais. Saiba quais os condições para pedir o benefício:
- Carência de 12 contribuições mensais;
- Para o funcionário de empresa que está fora do trabalho por mais de 15 dias corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença.
- Ter qualidade de segurado se no caso tiver perdido, terá que cumprir metade da carência de 12 meses a partir da nova filiação à Previdência Social – Lei nº 13.846/2019);
- Provar em perícia médica, doença, acidente que afirme a incapacidade para o seu trabalho;
Veja também: Quais foram as mudanças do INSS para aprovar o auxílio-doença?