scorecardresearch ghost pixel



Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em junho; Confira o calendário

A partir do próximo mês, os procedimentos serão retomados de forma gradual, a fim de evitar aglomerações nas agências.



Após mais de um ano de suspensão, a prova de vida vai voltar a ser obrigatória. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir de 1º de junho, os procedimentos serão retomados de forma gradual, a fim de evitar aglomerações nas agências.

Para isso, o órgão definiu um calendário, de acordo com o mês de vencimento da prova de vida. Por exemplo, os aposentados que iriam fazer a prova de vida em março de 2020, quando as agências foram fechadas devido à pandemia, poderão fazer o procedimento comprobatório durante o mês de junho. Quem não fizer a prova até o prazo previsto poderá perder o benefício.

Confira a seguir o calendário para a realização da prova de vida, de acordo com o mês de vencimento:

Essa regra não vale para os segurados que deveriam ter feito a prova de vida até fevereiro do ano passado. Segundo dados do INSS, cerca de 160 mil beneficiários se encaixam nesta situação. Neste caso, é recomendado ir até uma agência enquanto a obrigatoriedade do procedimento ainda está suspensa para não ter os pagamentos bloqueados.

Você também pode gostar: Quem foi Infectado pela Covid-19 pode receber auxílio-doença do INSS?

Volta da prova de vida gera críticas

A decisão do INSS de voltar a realizar a prova de vida nas agências tem sido motivo de críticas. Isso porque o país se encontra em um momento crítico da pandemia, com mais de 430 mil mortes em decorrência da Covid-19. Considerando que a maior parte dos segurados do INSS é constituída por pessoas que estão no grupo de risco da doença, como idosos e portadores de comorbidades, obrigá-los a passar pelo procedimento implica em maior risco de contágio.

“É um absurdo. Eles suspenderam a obrigação quando a pandemia estava com números mais baixos. Agora, eles voltam com a obrigatoriedade quando a pandemia está no pior momento. Minha mãe é idosa e tem vários problemas de saúde. Não posso levá-la ao banco”, diz uma publicação no Twitter.

Prova de vida digital

Uma alternativa criada pelo INSS para evitar as filas nas agências e garantir a segurança dos beneficiários é a prova de vida digital. Após uma fase de testes, recentemente o órgão liberou a realização do procedimento online. Assim, os segurados agora podem fazer a prova de vida digital por aplicativo, em poucos minutos, sem precisar sair de casa.

Leia também: Revisão da vida toda do INSS: Saiba quando o aposentado pode entrar com ação




Voltar ao topo

Deixe um comentário