scorecardresearch ghost pixel



Quanto tempo leva pra receber o 1º pagamento da aposentadoria?

Normalmente o pagamento leva em média de 15 a 45 dias para cair na conta. 



Após solicitar a aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é natural aparecerem dúvidas sobre o pagamento do benefício. Porém, tudo vai depender do mês e dia que será viabilizado. Normalmente, o pagamento leva em média de 15 a 45 dias para ocorrer. 

Se sua aposentadoria foi reconhecida antes do dia 20, logo, você terá o benefício no começo do próximo mês. Mas, caso sua aposentadoria seja implementada depois do 20, a mesma será paga apenas no início do mês posterior. Para receber o primeiro pagamento é necessário realizar a carta de concessão no banco designado. E quando for receber o pagamento o beneficiário deverá levar a carta e também o documento com foto atualizado.

Primeiro pagamento da aposentadoria

No caso de não poder ir na agência indicada na carta de autorização, é permitido solicitar a mudança na agência, porém, é fundamental lembrar que esse processo normalmente demora um pouco. Além do mais, caso você não vá receber o primeiro pagamento em até 60 dias, os valores serão retidos e será preciso pedir um Pagamento Alternativo de Benefícios (PAB).

Pagamento dos atrasados

Vale ressaltar que os atrasados do INSS são pagos de duas formas: A primeira por Requisição de Pequeno Valor (RPV) ou por intermédio de precatório, que são encaminhados à justiça para que o advogado passe para o segurado. O advogado não pode receber o pagamento dos atrasados por RPV ou precatório sem autorização do cliente.

Outro ponto importante é que as Requisição de Pequeno Valor e precatório dispõem de prazos diferentes para recebimento, as RPV são capazes de demorar 60 dias para ser recebido, o precatório pode levar em média um ano e meio para ser recebido.

Leia também: O que acontece quando o segurado deixa de contribuir com o INSS? 




Voltar ao topo

Deixe um comentário