scorecardresearch ghost pixel



Revisão da aposentadoria: Confira dicas que podem aumentar o benefício do INSS

Segurado deve ter em mãos documentos que mostrem erro no cálculo, no apontamento da falha cometida pela Previdência.



Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a revisão da aposentadoria um mês depois da data de concessão do benefício. Em relação ao prazo limite para corrigir qualquer erro no cálculo do valor emitido na folha, o período é de dez anos contabilizados após a liberação.

A revisão da aposentadoria pode ser requisitada quando o segurado do INSS acredita haver erro no cálculo do benefício pela Previdência Social. Quanto antes solicitar a correção da renda, menos tempo o beneficiário receberá a aposentadoria de forma inexata. Sem contar ainda a espera pela análise do pedido, que pode durar meses ou anos.

Casos em que o INSS reconhece o erro, são feitos repasses dos valores atrasados diretamente na conta do segurado, sendo possível receber as diferenças retroativas de até cinco anos antes do pedido.

Como fazer o pedido de revisão do INSS?

O pedido de revisão da aposentadoria no INSS é feito pela internet – site ou aplicativo “Meu INSS” – ou telefone, na central 135. Quem optar pela requisição de forma online, o envio da documentação acontece via computador ou celular – quem preferir pode levar as cópias de forma presencial nas agências.

Segundo especialistas em Previdência, o segurado que acredita estar recebendo menos do que deveria na aposentadoria deve realizar um pente-fino na memória de cálculo da aposentadoria e na carta de concessão.

Outra dica é requerer o processo administrativo de concessão para verificar o que foi levado em conta pelo servidor que analisou o pedido. Isso porque pode ser que tenha ficado de fora do período de trabalho atividades de caráter especial, com prejuízo à saúde.

Vale destacar que o segurado consegue realizar o pedido de revisão do INSS por conta própria nos respectivos canais do INSS citados acima. No entanto, dependendo do caso, a contratação de um defensor ou advogado pode facilitar o processo, permitindo mais clareza e precisão durante as revisões.

Dicas para aumentar o valor da aposentadoria com a revisão

Especialista em previdência dão algumas dicas para quem deseja iniciar o processo de revisão, na sugestão do que fazer. Confira a seguir:

  1. Faça um pente-fino na carta de concessão. No documento, constam dados do benefício, como o tempo de contribuição que foi considerado e a forma em que o cálculo foi feito.
  2. Análise da memória de cálculo. Quem se aposentou antes da Reforma da Previdência, por exemplo, é importante conferir se os 20% menores salários foram descartados. Se foram considerados, a renda foi reduzida.
  3. Solicite o processo administrativo para estudá-lo. Ele pode ser solicitado na íntegra pelo portal Meu INSS e telefone 135. Antes de realizar o pedido, a sugestão é verificar se ele está disponível no sistema, de forma online.

Lembrando que, após entender o erro cometido na renda, o segurado deve realizar o pedido da forma mais detalhada possível ao INSS. Ele deve, acima de tudo, apontar a falha cometida, se houve descarte de menores salários, confusão em relação à regra de transição ou caso tenha sido deixado algum tempo de contribuição para trás.

Leia ainda: INSS: Infectados por covid-19 podem receber quais benefícios? Conheça




Voltar ao topo

Deixe um comentário