Sabe aquele smartphone velho que você não usa mais, ele pode ter alguma funcionalidade. A Samsung quer que você use como um dispositivo de Internet das Coisas (IoT). A companhia está experimentando um novo recurso chamado Upcycling, que pode transformar modelos antigos em sensores para casa, entre outras funcionalidades.
O recurso aparece no app SmartThings da Samsung, que reúne os aparelhos de casa inteligente da empresa. A ideia é dar uma nova utilização para aparelhos que, antes, já funcionavam como smartphones e estão encostados em casa.
Por exemplo, uma pessoa poderia utilizar os sensores de um Galaxy antigo para servir como babá eletrônica, detector de luz e outras alternativas. Para que isso funcione, o sistema otimiza o uso de sensores, IA e bateria para que os dispositivos possam ter esta nova função.
A ferramenta ainda não está liberada para o mercado brasileiro, mas apenas em testes para usuários nos Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul. Ainda não há informações sobre se a função chegará ao Brasil.
Leia também: Samsung estreia entrega de celulares Galaxy utilizando drones