A Caixa Econômica Federal liberou o calendário de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem aderiu ao saque-aniversário. A modalidade é uma alternativa ao saque rescisão, sendo paga anualmente, sempre no mês de aniversário do trabalhador.
Desta forma, é possível ter acesso aos recursos do Fundo de Garantia, mesmo sem uma demissão sem justa causa. O valor do pagamento varia de acordo com a quantia disponível nas contas ativas e inativas do FGTS, podendo chegar a R$ 2.900 mais um percentual do saldo.
O calendário de pagamentos é definido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, que poderá efetuar o saque a partir do mês de aniversário até o final do segundo mês subsequente. Por exemplo, os trabalhadores que fazem aniversário em maio poderão sacar o dinheiro até o dia 30 de julho.
Sendo assim, o prazo já está encerrado para os nascidos em janeiro e fevereiro. No momento, ainda podem sacar o FGTS os trabalhadores que fazem aniversário em março, abril e maio. Confira o calendário completo:
Valor do saque-aniversário 2021
O valor do saque-aniversário depende da soma disponível nas contas ativas (do emprego atual) e inativas (de empregos anteriores) do FGTS em nome do trabalhador. O pagamento será constituído por um percentual do saldo, que pode variar entre 5% e 50%, além de uma parcela adicional de até R$ 2.900.
Confira a tabela a seguir:
Leia também: Revisão do FGTS pode aumentar saldo do trabalhador; Veja os valores