scorecardresearch ghost pixel



Como consultar o FGTS? Passo a passo

Assegure-se que o pagamento está sendo depositado pela empresa todos os meses e ainda no valor correto. É possível conferir via aplicativo, site, SMS e carta.



O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada. Mensalmente, as empresas devem depositar 8% do salário do empregado em uma conta de FGTS, por isso, quem saiu do emprego pode ter saldo em conta inativa, além de dinheiro disponível na conta ativa referente ao trabalho atual.

Contudo, mesmo que muita gente tenha direito ao pagamento, nem todos acompanham ou sabem consultar o saldo. Por isso, veja abaixo como consultar o FGTS em um passo a passo bem explicado das diferentes formas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, você pode se assegurar que o valor, na quantia correta, está sendo depositado pela empresa todos os meses. Veja a seguir que é possível conferir o saldo via aplicativo, site, SMS e carta.

Pelo aplicativo

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, busque pelo app FGTS;
  2. Clique em instalar e abra o aplicativo;
  3. Escolha a opção “Cadastre-se”;
  4. Preencha todos os dados pedidos: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha de acesso;
  5. A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o app, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes;
  6. Depois de inserir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”;
  7. Você receberá um e-mail de confirmação no endereço de e-mail que foi informado por você. Acesse e clique no link que foi enviado;
  8. Após o processo de cadastro, abra o app e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada;
  9. Depois do login, vão aparecer algumas perguntas adicionais;
  10. Responda essas questões, leia e aceite as condições de uso do app, clicando em concordar;
  11. Pronto, agora você já pode usar o app FGTS e verificar os valores disponíveis na sua conta, sejam de empregos atuais ou anteriores.

Pelo site

  1. Acesse o site do FGTS;
  2. Informe o número do seu PIS (número está na carteira de trabalho);
  3. Clique em “Cadastrar senha”;
  4. Leia o regulamento e clique em “Aceito”;
  5. Preencha o cadastro com os seus dados pessoais como nome completo, data de nascimento, e-mail e CPF. Você também vai precisar do número do Titulo de Eleitor;
  6. Crie uma senha com até 8 dígitos e confirme;
  7. Você receberá uma notificação de cadastro realizado;
  8. Agora preencha o campo do PIS, inclua a senha que você criou;
  9. Pronto, você pode consultar o FGTS e verificar o valor das contas vinculadas (ativas e inativas).

Outras formas de consultar o saldo do FGTS

Além de contar com consultas pelo aplicativo ou site, a Caixa também oferece o serviço gratuito de envio de mensagens do FGTS por meio de SMS. Assim, você tem a opção de receber mensalmente todas as informações sobre os depósitos e o saldo atualizado do fundo de garantia. Ademais, você recebe um aviso quando algum valor estiver liberado para saque.

Outra opção é receber o saldo do FGTS em casa por carta. Porém, neste caso, o aviso não acontece mensalmente, a Caixa envia o extrato do FGTS a cada 2 meses. Para ter acesso a essa forma de consulta, é necessário informar o endereço da sua residência em uma agência da Caixa ou entrar em contato com o banco pelo número 0800 726 01 01.

Leia também: O que é Pix? Entenda a nova opção de transferências de graça e a qualquer hora




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário