Para ter acesso a programas e benefícios sociais do Governo é necessário manter o CadÚnico sempre atualizado. Desde 2020, o tema tem sido amplamente divulgado, já que o cadastro dá acesso ao recebimento do Auxílio Emergencial. Por este motivo, principalmente, o número de cadastros aumentou exponencialmente nos últimos meses
O Cadastro Único (CadÚnico) é um programa governamental que coleta dados pessoais e trabalhistas. Dessa forma o governo consegue identificar e dar suporte a quem precisa.
Como saber se estou cadastrado no CadÚnico?
Você pode verificar seu cadastro de três formas:
1 – Site:
Acesse o site Meu CadÚnico.
Preencha o formulário com seu nome completo e clique em “Emitir”.
2 – Aplicativo:
Baixe o aplicativo do CadÚnico.
Preencha o mesmo formulário do site e verifique as informações.
3 – Telefone:
Ligue para o número 0800 707-2003. Selecione a opção 5. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h aos finais de semana e feriados.
Mesmo proporcionando benefícios, muitos brasileiros que poderiam ter acesso não fizeram a inscrição no programa. Para validar seus direitos, é necessário procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade. O Centro é responsável pela inserção e atualização dos dados no sistema federal.
Para estar devidamente cadastrado serão necessárias informações do segurado e do núcleo familiar. Dados como situação de moradia, profissão, renda, escolaridade, gastos mensais, entre outros, precisam ser fornecidos.
Confira os critérios para se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal:
– Ter renda mínima mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550);
– Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300);
– Nomear um membro responsável pelo grupo familiar, desde que tenha 16 anos ou mais, para ser o titular do cadastro;
– O chefe do grupo familiar deve ser, preferencialmente, mulher e apresentar o CPF e/ou Título de Eleitor;
– Famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer um dos documentos citados a seguir.
Todos os membros da família devem apresentar pelo menos um dos seguintes documentos (o titular tem que fornecer a documentação completa).
Confira os documentos necessários para o CadÚnico:
– Certidão de Nascimento;
– Certidão de Casamento;
– CPF;
– RG;
– Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
– Carteira de Trabalho;
– Título de Eleitor.
O cadastro demora 15 dias para ser analisado pelo poder público. Depois, basta entrar em contato com o CRAS onde o registro foi realizado. Após aprovação, será fornecido o Número de Identificação Social (NIS).
Benefícios que o cidadão tem direito pelo CadÚnico:
– Programa Bolsa Família;
– Programa DF sem Miséria;
– Programa Bolsa Alfa;
– Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
– Programa Morar Bem;
– Isenção de taxas em concursos públicos federais;
– Isenção de taxas em concursos públicos distritais;
– Telefone Popular;
– Fomento às atividades produtivas rurais;
– Tarifa social de energia elétrica;
– Tarifa social de água;
– Carteira do idoso;
– Carta social;
– Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa;
– Programa Identidade Jovem;
– Auxílio emergencial durante a pandemia da covid-19.
Obs.: cada benefício tem seus próprios critérios. O cadastro na plataforma não garante o recebimento de todos eles.
É indicado manter os dados atualizados junto ao CRAS da sua cidade após efetuar o cadastro. A sugestão é que os dados sejam conferidos e atualizados a cada dois anos.
Leia também: INSS: Governo sanciona auxílio-inclusão de R$ 550 e altera regras do BPC