Para ter acesso a programas e benefícios sociais do Governo, é necessário manter o CadÚnico sempre atualizado. O Cadastro Único (CadÚnico) é um programa governamental que coleta dados pessoais e trabalhistas. Cidadãos em situação de vulnerabilidade devem manter os dados atualizados a cada 2 anos.
Por meio do CadÚnico, por exemplo, é possível entrar para o grupo que tem direito a receber o Auxílio Emergencial. Por este motivo, principalmente, o número de cadastros aumentou exponencialmente nos últimos meses.
Mesmo proporcionando benefícios, muitos brasileiros que poderiam ter acesso a eles não fizeram a inscrição no programa. Para validar seus direitos, é necessário procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade. O Centro é responsável pela inserção e atualização dos dados no sistema federal.
Para estar devidamente cadastrado serão necessárias informações do segurado e do núcleo familiar. Dados como situação de moradia, profissão, renda, escolaridade, gastos mensais, entre outros, precisam ser fornecidos.
Confira os critérios para se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal:
– Ter renda mínima mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550);
– Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300);
– Nomear um membro responsável pelo grupo familiar, desde que tenha 16 anos ou mais, para ser o titular do cadastro;
– O chefe do grupo familiar deve ser, preferencialmente, mulher e apresentar o CPF e/ou Título de Eleitor;
– Famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer um dos documentos citados a seguir.
Todos os membros da família devem apresentar pelo menos um dos seguintes documentos (o titular tem que fornecer a documentação completa).
Confira os documentos necessários para o CadÚnico:
– Certidão de Nascimento;
– Certidão de Casamento;
– CPF;
– RG;
– Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
– Carteira de Trabalho;
– Título de Eleitor.
O cadastro demora 15 dias para ser analisado pelo poder público. Depois, basta entrar em contato com o CRAS onde o registro foi realizado. Após a aprovação, será fornecido o Número de Identificação Social (NIS).
É importante ter o NIS sempre em mãos para obtenção dos benefícios de direito. O número funciona como um CPF e dará acesso aos programas de auxílio social do Governo Federal.
Atualização do CadÚnico
Por conta da atual crise sanitária, a atualização do cadastro deixou de ser obrigatória. O motivo é evitar filas e aglomerações. Contudo, ainda é indicado manter os dados atualizados junto ao CRAS da sua cidade.
Segundo o Governo, “a necessidade de evitar aglomerações de pessoas e de evitar que os integrantes de famílias beneficiárias, assim como os cidadãos que trabalham em unidades de cadastramento dessas famílias, exponham-se à infecção pelo Covid-19”.
Contudo, é recomendada a atualização a cada um ou dois anos, no máximo, sempre junto ao CRAS onde o registro foi efetuado. Existe também a possibilidade de realizar todo o procedimento online pelo site do programa.
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