O Inter concluiu a última rodada de concessões de crédito voltadas à Pessoas Jurídicas (PJ) e Microempreendedores Individuais (MEIs). De acordo com a instituição financeira, ao todo mais de 100 mil empresários foram contemplados pelas concessões oferecidas. Mais de 270 mil contas tiveram aprovação como PJ e MEI.
Antes restrito à Pessoa Física (PF), o Inter liberou o benefício de cashback também para os novos contemplados PJ e MEI. Em média 0,25% do valor da fatura do cartão de crédito retornou para os empresários nessa nova rodada.
Afinal de contas, o que é e como funciona o cashback?
Cashback é uma expressão da língua inglesa que se popularizou no Brasil com a sua escrita original. Em uma tradução livre, seria o mesmo que “dinheiro de volta”. Na prática, é isso mesmo o que acontece: parte do valor gasto retorna para o comprador. Esse retorno pode ser em créditos dentro de algum site parceiro do banco ou em dinheiro na conta.
Por conta do boom do e-commerce, ou seja, das lojas online, a prática tornou- se bastante comum. As compras pela internet cresceram significativamente nos últimos anos, o que fez o cashback viralizar.
De onde vem o dinheiro do cashback?
No caso do cashback disponibilizado pelo Inter, por exemplo, o crédito pode vir de lojas ou estabelecimentos parceiros. O dinheiro devolvido chega para o comprador como parte da comissão da compra. Então, se o cashback é de 0,25%, isso quer dizer que essa porcentagem do valor da compra retorna para o comprador.
Como a empresa de venda é parceira do fornecedor do cashback, ela recebe um valor pela indicação. Ela, por sua vez, compartilha parte dessa comissão com o consumidor final. Entretanto, além da comissão, os parceiros têm outros benefícios, como:
Fidelização do cliente
Afinal, se existe alguma vantagem ao comprar em determinada loja, como a aplicação de cashback, é natural que os clientes retornem para compras futuras.
Visibilidade da marca
As parcerias rendem mais divulgação para as empresas e aliam seus nomes a outras marcas de peso no mercado.
Aumento nas vendas
Com o benefício de ter parte do dinheiro gasto de volta, é esperado que o volume de vendas cresça e que os consumidores se sintam mais motivados a comprar.
Como é feito o cashback para PJ e MEI?
Para receber o cashback através do Inter, o cliente MEI precisa colocar a fatura do cartão em débito automático. Já no caso de conta PJ é necessário apenas pagar a fatura integral antes da data do vencimento. O valor a ser devolvido será creditado em até sete dias após a data limite para o pagamento.
A instituição oferece uma conta digital isenta de tarifas e com ferramentas gratuitas que incluem Pix, emissão de boletos, folhas de pagamento e saques ilimitados. Também é oferecido maquininha de cartão, antecipação de recebíveis, linhas de crédito, investimentos, entre outros.
Leia também: Não falha: Saiba o que fazer para aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Inter