A Caixa Econômica Federal oferece diversas linhas de crédito, inclusive para pessoas com restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito, tais como SPC e Serasa. O valor liberado pela instituição financeira pode chegar até R$ 100 mil. Uma das maneiras que possibilitam o acesso ao crédito é o Penhor.
Segundo o site do banco, “o Penhor Caixa é uma linha de crédito com uma das menores taxas do mercado e sem burocracia”. Além disso, “é possível sair com dinheiro na hora sem a necessidade de análise cadastral ou avalista”, ou seja, qualquer pessoa pode contratar, desde que possua um bem que possa ser penhorado.
Não sabe como fazer isso ou quais bens penhorar? Nós iremos ensiná-lo a seguir, confira:
Quais bens eu posso penhorar?
Conforme foi dito anteriormente, uma das maneiras mais fáceis de acessar o serviço de crédito que está sendo disponibilizado pela Caixa é através do penhor de bens. Mas afinal de contas quais são os bens que podem ser penhorados?
O banco, após avaliação realizada na agência com penhor, pode aceitar joias, canetas de valor, pratarias, metais nobres, relógios, pérolas entre outros bens da mesma categoria. O contratante escolhe o prazo do contrato e pode renovar quantas vezes precisar.
Ao quitar o empréstimo, o bem é entregue de volta. Caso o devedor não realize o pagamento das parcelas os bens irão a leilão.
Garantia do FGTS
Quem não tem nenhum bem para penhorar, mas ainda assim precisa de crédito emergencial e está negativo, o crédito garantido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é outra opção do banco estatal.
Estima-se que o valor a ser concedido pela Caixa corresponde a 10% do saldo disponível na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e de 40% da multa em caso de demissão por justa causa, ou seja, é o valor depositado no fundo que funcionará como garantia de pagamento.
É importante ressaltar que a empresa em que o trabalhador está empregado no momento precisará ter aderido ao serviço para que ele tenha acesso ao crédito da Caixa para negativados. O trabalhador deverá então entrar em contato com o setor responsável por estas transações, na maioria das vezes sendo o Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos, onde o trabalhador poderá solicitar mais informações sobre este serviço.
Caso você tenha algumas dúvidas sobre o funcionamento deste serviço pode solicitar informações diretamente na sua empresa ou ainda em uma das agências da Caixa.
Leia ainda: Conta gratuita da Caixa libera limite de até R$ 3 mil; Veja como solicitar