scorecardresearch ghost pixel



Grupo de Pix de 1 real é golpe? Entenda o esquema que está fazendo sucesso nas redes sociais

Esquema que convida pessoas a fazem um Pix no valor de R$ 1 para entrarem no grupo tem estrutura parecida com as tradicionais pirâmides.



Quem é usuário assíduo das redes sociais com certeza já ouviu falar no chamado “grupo de Pix de 1 real“, esquema que convida alguém a entrar em grupos de aplicativos de mensagem com a promessa de ganhar dinheiro fácil. Mas será que é seguro participar desse tipo de transação?

Existem diversos grupos com esse mesmo intuito, e não apenas um só. Para participar do esquema, que é muito parecido com as tradicionais pirâmides, o interessado precisa fazer um Pix de R$ 1 para o moderador do grupo. A partir daí, o novo membro também se torna moderador e pode convidar novos integrantes para ganhar dinheiro.

O problema é que para alguns saírem ganhando, outros precisam perder. Sempre que alguém quer entra no grupo, essa pessoa precisa fazer um Pix para quem a convidou e assim se tornar moderadora. O ciclo se repete com novos usuários até que o grupo não suporte mais integrantes.

Considerando o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, o WhatsApp, somente 256 pessoas podem fazer parte de um grupo. Quando esse número é atingido, quem chegou por último não pode convidar novos membros e fica no prejuízo após fazer o Pix.

Prejuízo

Assim como no modelo de pirâmide, muitas pessoas precisam perder para que uma possa ganhar. Por isso, se você for convidado para um “grupo de Pix de 1 real“, fuja porque as chances de sair no prejuízo são grandes.

Caso o usuário já tenha sido vítima do esquema, o jeito é denunciar o golpe para a polícia, que vai atuar para evitar novas vítimas. As pirâmides financeiras são consideradas crime pela Lei 1.521, de 1951, sob pena de multa e até prisão.

Leia mais: Descubra por que você deve evitar cadastrar estas chaves no Pix




Voltar ao topo

Deixe um comentário