scorecardresearch ghost pixel



INSS permite prova de vida social e cria plataforma de serviços

Agora, é possível realizar vários serviços e obter informações na plataforma digital Meu INSS. As medidas diminuem filas desnecessárias em tempo de pandemia e evitam transtornos burocráticos.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou dois novos serviços para facilitar a vida dos segurados. Através da plataforma “Meu INSS” será possível receber a confirmação da carta de concessão. Além disso, o Instituto disponibiliza a prova de vida por meio de biometria. Para acessar o portal é necessário efetuar cadastro prévio com login e senha.

Especialistas em seguridade social veem com bons olhos as implementações no sistema do INSS. As medidas diminuem filas desnecessárias em tempo de pandemia e evitam transtornos burocráticos.

Com a facilidade de obter informações através da plataforma digital, a Central de Atendimento (135) fica desafogada também. Várias ligações para o serviço serão evitadas, já que o segurado conseguirá sanar dúvidas pela internet.

Anteriormente, o recém-aposentado tinha que confirmar o recebimento da carta pelo telefone 135. Agora, não é mais necessário o procedimento. Basta acessar o Meu INSS e confirmar o recebimento por ali mesmo.

Com relação à prova de vida, a facilidade é ainda maior. Anteriormente, os beneficiários tinham de realizar a prova presencialmente. Hoje, a biometria permite a identificação a distância.

Muitos cidadãos tiveram o benefício cassado ou suspenso pela falta de prova de vida. Pelo menos, com o sistema informatizado a dor de cabeça é menor para reverter a situação.

Vale destacar que para ter acesso ao serviço, a biometria facial deve estar devidamente cadastrada. Esse cadastro ocorre junto ao banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos Departamentos de Trânsito (Detrans).

No caso da suspensão do benefício, assim que a nova prova de vida for realizada o cidadão volta ao cadastro ativo. Tudo isso, sem sair de casa, como explicado anteriormente.

Antes da novidade, a pessoa precisa ir a uma agência da Caixa ou do Banco do Brasil para realizar o procedimento. 

Se a biometria facial não está disponível para o segurado, não há problemas. Dentro do Meu INSS estão todas as orientações de como proceder para realizar a prova de vida.

Acessibilidade digital

O INSS informou que sua plataforma se adequa de acordo com a necessidade do beneficiário. As telas principais são customizadas conforme cada um. Aposentados e pensionistas vêm em destaque informações como número e tipo do benefício, valor e data do pagamento.

Os serviços em destaque também mostram os mais buscados por quem já tem o benefício. Por exemplo: carta de concessão e extrato de pagamento, que é o equivalente ao contracheque. Nesse documento estão créditos e descontos feitos no pagamento.

Por isso é importante estar atento a todas as informações cadastrais. Assim, a leitura do perfil do usuário se torna mais precisa e a experiência na plataforma fica otimizada.

Como fazer o cadastro no Meu INSS

A plataforma do INSS está hospedada dentro do Portal do Governo Federal. Os logins e senhas são únicos para cada usuário. Por isso, o acesso ao Meu INSS é feito pelo endereço gov.br.

Também é possível buscar por “Meu INSS” no seu buscador e acessar o site para cadastro. Do contrário, basta acessar meu.inss.gov.br e criar a conta junto ao portal do governo. Preencha todos os dados com atenção.

Leia também: Golpistas roubam dados de segurados do INSS; Veja o que fazer




Voltar ao topo

Deixe um comentário