scorecardresearch ghost pixel



Google anuncia 6 novos recursos para Android

Mudanças anunciadas pelo Google para o Android incluem alerta de terremotos, reconhecimento de voz preciso, novos atalhos e muito mais.



O Google fez um anúncio que deixou os usuários de Android ansiosos. Seis novos recursos foram apresentados para o sistema operacional. Eles prometem ajudar a melhorar a acessibilidade e a tornar os atalhos mais úteis. Confira as novidades apresentadas pela multinacional.

1 – Alerta de terremotos

O objetivo é implantar o recurso em países que apresentam alto risco de terremotos. De acordo com o Google, o sistema de alerta e detecção de terremotos por telefone ficará disponível na Turquia, Filipinas, Cazaquistão, República do Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. 

O sistema funciona por meio de uma junção de aparelhos Android para criar uma espécie de rede de identificação de tremores. Os dados serão transmitidos em tempo real. Caso a pessoa esteja em uma área potencialmente afetada, receberá um aviso em seu dispositivo.

A ferramenta foi lançada no estado da Califórnia, nos EUA, e chegou à Grécia e à Nova Zelândia. Agora será expandida para várias nações da Ásia e do leste europeu.

2 – Mensagens marcadas com estrela

Pensando em possibilitar mais organização nas mensagens recebidas pelos usuários, o Android conta com outro novo recurso. Será possível marcar com estrela as mensagens mais relevantes.

Segundo o Google, o recurso será lançado no aplicativo Mensagens já nas próximas semanas.

3 – Recomendações de emojis

Os queridinhos emojis também participam das inovações. Aderindo à escrita tecnológica moderna, o Goboard (teclado do Android) passará a sugerir os símbolos. 

As sugestões incluirão as figurinhas e emojis criados no Emoji Kitchen. Assim, será possível ter combinações únicas sugeridas, como corações sorridentes e animais apaixonados, por exemplo.

4 – Atalhos do Google Assistente

Com os novos recursos anunciados, será possível uma integração diferente com o recurso de voz do Google. Se tornará viável a exibição de dados na forma de widgets. No lugar de levar o usuário para o Assistente, ele poderá simplesmente exibir as informações mais relevantes na própria tela. 

5 – Reconhecimento de voz na hora certa

O aplicativo Voice Access, do Google, ganhou atualizações e será capaz de reconhecer o olhar. A ferramenta poderá saber se o usuário está falando com o aparelho ou com outra pessoa.

Como é possível deduzir, o objetivo é evitar a execução de ações involuntárias.  Os usuários também serão capazes de dizer palavras como “cifrão” ou “arroba” para serem traduzidas como símbolos.

6 – Mais personalização no Android Auto

Outra mudança anunciada pelo Google está na personalização do inicializador de aplicativos. Será possível gerenciar manualmente quando usar o modo escuro.

A barra de rolagem também receberá um botão de acesso rápido (A a Z). O Android promete estar com leitura facilitada em aplicativos de conversação, como o Whatsapp.

Não existe uma data específica de lançamento para todos esses recursos e alguns ainda estão passando por testes. Entretanto, de acordo com o Google, a maior parte das melhorias deve chegar aos dispositivos móveis com Android nas próximas semanas. O jeito é aguardar.

Leia também: Confira as novidades do iOS 15 e quais aparelhos serão atualizados




Voltar ao topo

Deixe um comentário