Nesta segunda-feira, 21, o site MacMagazine divulgou que o Nubank terá sua plataforma integrada também ao Apple Pay. Ainda não há data confirmada para ocorrer, mas esta deve ser uma tendência às financeiras digitais. O artigo foi publicado após a integração do Nubank com o app Wallet.
A fintech ainda não confirmou a informação. Contudo, o banco passou a oferecer suporte ao Wallet, o passo inicial para uma integração com o Apple Pay.
De acordo com a MacMagazine, a atualização do roxinho (cartão Nubank) em sua versão 7.3.1 passa a oferecer o serviço. Uma curiosidade é que junto à atualização, a cantora Anitta também passou a integrar o conselho administrativo do Nubank.
Vale destacar que o fato de estar integrado a uma carteira digital não significa exatamente que o Nubank entrará para a plataforma de pagamentos da Apple imediatamente.
O Digio conseguiu essa compatibilidade no final de 2020 e ainda não oferece a integração. O Banco Original é outro exemplo que se encontra na mesma situação.
Também é válido ressaltar que, para um cartão ser compatível com o Apple Pay, é necessário primeiro possuir uma versão digital. Essa versão deve estar armazenada no Wallet e, claro, ser compatível com ele.
Assim como em outros bancos, não deve ser diferente com o Nubank. O processo de implementação parece ser demorado. Entretanto, de acordo com a análise do MacMagazine, o suporte ao Apple Pay pode sim ser esperado pelos clientes.
Para que serve e como funciona o Apple Pay
Para os usuários mais desavisados, a ideia do Apple Pay é que você substitua sua carteira ou cartão de crédito físico por compras digitais. Dessa forma, os pagamentos seriam realizados por meio do iPhone, através de aproximação.
O sistema funciona em integração com o aplicativo Wallet – aplicativo de armazenamento de cartões de embarque, tíquetes e cupons, lançado com o iOS 7.
O Apple Pay suporta cartões de crédito e débito. Para cadastrar um cartão na plataforma, basta fotografar o cartão com o iPhone ou inserir as informações necessárias manualmente.
Os estabelecimentos credenciados que aceitam o pagamento “sem fio” possuem uma máquina que funciona como um leitor de smartphone. Ao aproximar o aparelho de um terminal, a antena NFC irá fazer todo o trabalho.
Este seria o conceito real de uma carteira digital. Se o dinheiro físico vem entrando em desuso, logo chegará a vez dos inúmeros cartões ocupando espaço na carteira do consumidor saírem de cena.
Leia também: Cartão de crédito com garantia do Nubank é maneira rápida de ter seu roxinho