scorecardresearch ghost pixel



Android: Confira 5 atitudes que podem colocar seus dados em risco

Coisas simples, como não desativar o bluetooth, podem abrir janelas para invasores. Confira cinco hábitos que você deve evitar para sua segurança.



O Android possibilita uma série de ações de segurança para manter seus dados e seu smartphone protegidos. Existem configurações como leitura de biometria, criação de senhas, além dos avisos e alertas do próprio sistema. Contudo, também existem atitudes comuns que fazem exatamente o contrário. Confira cinco hábitos que você deve evitar para sua segurança.

Leia também: Veja como descobrir se seu WhatsApp está sendo espionado

1 – Desbloqueio com botão de liga/desliga

Geralmente, para desbloquear a tela do celular, os usuários utilizam senhas numéricas, em desenho ou a própria digital. Dessa forma, assim que o aparelho liga, é preciso informar a senha correta para ter acesso.

Porém, há um breve intervalo de tempo que precede o aparecimento da tela de desbloqueio. Por mais que não parece perigoso, este é um curto momento que pode ser utilizado contra você.

Para eliminar essa brecha, acesse as configurações do aparelho e ative o bloqueio instantâneo de tela. Insira o menor tempo de limite de tela possível.

2 – Não desativar o NFC

A tecnologia de transferência de dados por aproximação tende a ser cada vez mais utilizada. O recurso NFC é o que garante isso. Muitos usuários andam com a função ativa o tempo todo.

Mesmo que seja uma funcionalidade segura, o ideal é desativá-la após o uso. Afinal, o NFC é como um canal de acesso para o seu aparelho e para os seus dados.

Vale destacar que a mesma dica vale para o Bluetooth. Não ande com ele ativado por aí.

3 – Atualização automática de aplicativos

Outra dica de segurança é desativar a atualização automática dos aplicativos na Play Store ou na App Store. Algumas versões podem apresentar falhas, instabilidades ou bugs.

O ideal é realizar o download e a instalação das atualizações alguns dias após o lançamento. Dessa forma, você garante que o app funcionará de forma segura em seu dispositivo.

Para desativar, basta acessar as configurações da loja digital e clicar em preferência de redes. Depois é só tocar em “atualizar apps automaticamente” e realizar a desativação.

4 – Não checar as fontes de downloads

É possível realizar downloads de aplicativos através da internet, sem necessariamente utilizar a Play Sotore. Porém, o procedimento pode trazer sérios prejuízos ao usuário.

É altamente recomendado não baixar programas de fontes desconhecidas. Sempre dê preferência para apps oficiais e presentes na loja virtual. Esse procedimento simples evita dores de cabeça futuras.

5 – Permitir preenchimento automático de códigos

Apesar de proporcionar facilidade, o preenchimento automático de códigos de verificação pode ser arriscado. Algumas ações de segurança podem ser burladas, principalmente as duplas verificações.

Assim, o recomendado é desativar a opção para não correr riscos de ter seus dados roubados. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário