scorecardresearch ghost pixel



Cartão Pix pode ser desenvolvido e chegar aos brasileiros em breve

Banco Central estuda maneiras de oferecer acesso às facilidades do Pix de modo offline. 60% das transferências bancárias já são realizadas através do Pix.



Em breve, os usuários de Pix poderão contar com a opção de transações no modelo “offline”. De acordo com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, deverá ser criado um cartão do Pix. Assim, mesmo em locais sem conexão, as transações poderão acontecer.

O presidente do BC ainda garantiu que a nova tecnologia será aplicada em breve. Neto disse que existem três opções para implantação, sendo que o cartão seria a mais segura até o momento. A transação seria feita por aproximação e o usuário poderia recarregar o cartão conforme sua necessidade.

“Vai funcionar como um cartão de ônibus, com uma tecnologia supersegura”, afirmou. A fala foi feita durante um seminário sobre moedas digitais promovido pela banca Mattos Filhos Advogados. A informação foi divulgada pela Agência Brasil de notícias.

“Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando voltar para o mundo online, vai poder transferir seu saldo de volta”, explicou o presidente do BC. 

Maior parte das transferências é realizada por meio de Pix no Brasil

Campos Neto ainda destacou e mostrou dados que reforçam o grande alcance do Pix. Ele informou que 60% das transferências bancárias já são realizadas através do mecanismo.

O Pix é um sistema lançado em 2020 pelo Banco Central.  Ele permite pagamentos e transferências instantâneas 24 horas, nos sete dias da semana. As operações podem ocorrer entre pessoas físicas e/ou jurídicas.

Para realizar as transações é necessária uma chave de acesso simples atribuída a cada conta bancária. Tal chave pode ser um número de telefone, e-mail, CPF ou CNPJ, por exemplo.

Cada usuário pode registrar mais de uma chave, a depender de quantas contas possui. Para se ter uma ideia, de acordo com o presidente do BC, já foram criadas mais de 125 milhões de chaves. 

As transações são seguras, rápidas e o usuário ainda conta com o dinheiro disponibilizado na hora em sua conta. Diferentemente das operações tradicionais que podiam levar mais de dois dias para serem finalizadas.

Vale destacar que apesar do anúncio recente, atualmente só é possível utilizar o Pix conectado à internet. Para se cadastrar, acesse o aplicativo ou a versão online do seu banco.

Leia também: Não caia nessa cilada: Cadastro obrigatório de chave Pix é golpe; Saiba mais




Voltar ao topo

Deixe um comentário