scorecardresearch ghost pixel



Declaração IRPF 2024: preciso declarar todas as transações realizadas via Pix?

Na hora de informar os gastos ao Imposto de Renda, os contribuintes podem ficar em dúvida sobre o Pix. Veja o que diz a Receita Federal!



Desde seu lançamento em 2020, o Pix se tornou um dos principais métodos de pagamento dos brasileiros. Em 2022, o Pix foi responsável por movimentar R$ 17,2 trilhões em 41,9 bilhões de transações. No entanto, muitos contribuintes ficam em dúvidas na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda (IRPF), se perguntando se os pagamentos realizados via Pix devem ser informados no documento.

Veja também: Declaração IRPF: Prazo para entrega COMEÇOU; saiba como fazer a sua

Atualmente, a Receita Federal não exige a especificação de todas as movimentações financeiras realizadas ao longo do ano. Contudo, o contribuinte precisa justificar os gastos e valores previstos em lei, como os rendimentos tributáveis recebidos. Esse é o caso das aposentadorias ou salários, por exemplo. Além disso, as despesas dedutíveis no IR, como educação e saúde, além da compra ou venda de bens, também devem ser inseridos na declaração.

Dessa forma, as movimentações financeiras precisam ser justificadas à Receita, independente se foram realizadas por Pix, cartão de crédito ou dinheiro. Para isso, será preciso apresentar a nota fiscal, recibo ou extrato bancário para comprovar a ação. Vale ressaltar que extrato ou fatura do cartão de crédito não são aceitos como comprovante.

governo
Foto: Reprodução

Quais gastos devem ser informados na declaração IRPF 2024?

Os gastos rotineiros dos consumidores, como compra de supermercado, não precisam ser inseridas na declaração, independentemente da forma de pagamento selecionada. Contudo, o contribuinte deve declarar a quantia que possuia em suas contas-corrente ou poupança em 31 de dezembro de 2023.

Assim, o cidadão não precisará informar todos os seus gastos do ano à Receita Federal. Contudo, caso ele queira deduzir os gastos com educação, saúde e pensão alimentícia, por exemplo, será necessário ter o comprovante para apresentar na declaração. Os comprovantes são essenciais para o documento, visto que a Receita irá realizar o cruzamento de dados de quem recebe e de quem paga.

Caso tenha alguma divergência entre as declarações, o contribuinte poderá cair na malha fina. Com isso, será preciso prestar declarações a respeito do valor declarado para o Fisco, justificando sobre o dinheiro recebido. Durante esse processo, a declaração fica retida e o repasse da restituição não é realizado, caso o contribuinte tenha direito, até a regularização da declaração do IRPF.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário