scorecardresearch ghost pixel



Entenda qual tipo de saque pode ser feito para antecipar o FGTS

Governo chegou a cogitar novo saque emergencial do Fundo, mas a solução adotada foi outra.



Alguns rumores dizem que o Governo Federal vai liberar o saque emergencial do FGTS. Apesar da aproximação do final do ano e do término do auxílio emergencial, a informação não precede. Os trabalhadores que necessitam estão utilizando outra forma para sacar parte do fundo.

No caso, como já ocorre há algum tempo, é possível optar pelo saque-aniversário. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não é tão flexível para ser sacado.

Saque emergencial do FGTS

Inicialmente, a proposta do saque emergencial chegou a ser cogitada em 2021. Contudo, o Governo parece ter optado por outras formas de auxiliar a população na crise.

O auxílio emergencial e o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) são exemplos disso.

Como sacar o FGTS no dia do meu aniversário?

Desde que foi lançado, o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem gerado dúvidas. Afinal de contas, quem pode sacar o dinheiro do Fundo na data do aniversário? Pensando nessa questão, aqui está uma explicação sobre o tema.

O FGTS é um dinheiro acumulado de acordo com o trabalho de cada brasileiro. Para ter direito a ele é necessário estar empregado com registro em carteira sob as normas trabalhistas. A Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT) prevê o pagamento de parcelas direto no FGTS.

Quem faz esses pagamentos é o próprio empregador/empresa. Uma porcentagem do salário bruto do funcionário é destinada ao Fundo. Esse dinheiro fica em uma conta sob a tutela do governo. O montante acumulado serve como garantia.

É possível sacar o FGTS em algumas circunstâncias, como:

Confira como sacar o FGTS

Os valores do FGTS ativo e inativo podem ser sacados nas seguintes situações:

Fonte: fgts.gov.br

– Na demissão sem justa causa;

– Na rescisão por acordo;

– No término do contrato por prazo determinado;

– Na rescisão do contrato por extinção total da empresa; supressão de parte de suas atividades; fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências; falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho, quando mantido o direito ao salário;

– Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;

– Na aposentadoria;

– No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural, que tenha atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;

– Na suspensão do Trabalho Avulso;

– No falecimento do trabalhador;

– Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;

– Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;

– Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna;

– Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença;

– Quando a conta permanecer sem depósito por três anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90;

– Quando o trabalhador permanecer por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90;

– Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;

– Liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional próprio;

– Na aquisição de Órtese e/ou Prótese não relacionadas ao ato cirúrgico e constantes na Tabela de OPM, do SUS, para promoção de acessibilidade e inclusão social.

Saque do FGTS no mês de aniversário

O saque-aniversário é uma das possibilidades de ter acesso ao dinheiro do FGTS. Para isso, o trabalhador deve acessar o aplicativo “Meu FGTS” ou site da Caixa e fazer a opção pela modalidade.

Ao selecionar o saque-aniversário, no entanto, o trabalhador fica impedido de sacar o FGTS pela rescisão. Só após 24 meses (2 anos) é possível retornar ao saque-rescisão.

Como solicitar o saque-aniversário:

O serviço está disponível pelo aplicativo FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking Caixa ou nas agências do banco. A migração não é obrigatória e quem não fizer a opção permanecerá na sistemática do saque-rescisão.

Quem optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderá receber o valor no mesmo ano de opção. Portanto, para quem nasceu em julho, ainda dá tempo de receber o pagamento em 2021.

Quando posso sacar meu FGTS na modalidade saque-aniversário?

Os valores do saque-aniversário ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente ao do cadastramento. Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, ele volta automaticamente para a conta no FGTS.

Qual valor pago pelo saque-aniversário?

Ao fazer a opção pela modalidade, o trabalhador poderá sacar uma porcentagem do FGTS disponível. Além disso, o valor será acrescido de uma parcela adicional, conforme a tabela:

Saldo do FGTS (em R$)

                          

Alíquota Parcela Adicional (em R$)
Até 500,00     

                              

50 %                        0
De 500,01 até 1.000,00 

               

40 %                        50,00
De 1.000,01 até 5.000,00

             

30 %                        150,00
De 5.000,01 até 10.000,00 20 %                       650,00
De 10000,01 até 15.000,00

           

15 %                        1.150,00
De 15.000,01 até 20.000,00

          

10 %                        1.900,00
Acima de 20.000,01 

                     

5 %                          2.900,00

 

Quem tem direito ao saque-aniversário?

Todos os trabalhadores que possuem carteira assinada e tenham saldo positivo no FGTS. Contudo, é preciso fazer a opção do saque, como informado anteriormente.

Vale ressaltar que quando é feita a mudança, o trabalhador não receberá a rescisão do FGTS ao ser demitido. Apenas a multa rescisória continua valendo nesses casos.

Entretanto, é possível voltar ao saque-rescisão após dois anos, ou 24 meses, da mudança. Portanto, a migração para o saque-aniversário surtirá efeito até no 1º dia do 25º mês da solicitação.

 

Leia também: Saque emergencial do FGTS 2021: Quando começam os pagamentos do benefício?




Voltar ao topo

Deixe um comentário