A Serasa anunciou que adotou uma nova forma para calcular o score de crédito dos consumidores. Com o Score 2.0, o sistema vai valorizar mais os bons hábitos de pagamento do que o histórico de dívidas de uma pessoa na hora de definir sua pontuação.
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A escala continuará sendo a mesma: de 0 a 1.000 pontos. Quando mais perto da margem superior, melhor pagador o consumidor é considerado e maiores são suas chances de conseguir boas ofertas de crédito.
“Com mais informações somos mais precisos e coerentes. Nos testes que fizemos, notamos que mais pessoas melhoraram o score do que perderam na mudança do Score 1.0 para o Score 2.0. Mesmo com algumas dívidas historicamente, as pessoas tiveram melhor nota no crédito“, explicou.
O que muda
A mudança terá impacto no peso de cada item utilizado no cálculo do risco oferecido pelo consumidor. De acordo com o diretor de produto do birô de crédito, Lucas Lopes, a empresa passou a ter mais informações financeiras sobre pessoas físicas após a criação do Cadastro Positivo, o que vai facilitar a mudança.
Desde o dia 26 de maio, o novo score já está disponível no aplicativo do Serasa, e há expectativas de que a ferramenta chegue ao site o quanto antes. Vale lembrar que a pontuação considerada todos os registros registrados no CPF do consumidor nos últimos 15 anos.
Novo score
Confira a nova pontuação adotada pelo Score 2.0:
Faixa de score | Score antigo |
Score novo |
Muito bom |
800 a 1000 | 701 a 1000 |
Bom |
600 a 800 | 501 a 700 |
Regular |
400 a 600 |
301 a 500 |
Baixo |
0 a 400 |
0 a 300 |