scorecardresearch ghost pixel



Marinha abre concurso para Corpo Auxiliar de Praças (CAP)

É necessário ter entre 18 e 25 anos de idade e formação em nível médio. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 26 de setembro de 2021.



A Marinha lançou edital para vagas no Curso de Formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CAP). O acesso à corporação se dá por meio de concurso público próprio.

Leia mais: Concurso público UFMG

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 26 de setembro de 2021. A taxa para cadastro foi estabelecida no valor de R$ 60. Todas as informações estão disponíveis no site da Marinha: https://www.marinha.mil.br/sspm/.

Corpo Auxiliar de Praças – CAP

O CAP tem por finalidade suprir demandas da Marinha para atividades de praça. Os cargos são relativos à área administrativa, hidrografia, informática, saúde e manutenção. Todos exercerão funções ligadas à carreira militar.

O concurso

Os aprovados no concurso público ingressarão no Curso de Formação da Marinha. Ele é realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. 

Para concorrer a uma das vagas é necessário ter nível médio ou médio-técnico concluído. Também é preciso possuir entre 18 e 25 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2022. A estatura mínima exigida no edital é de 1,54 m, sendo a máxima de 2m.

Visão geral

O concurso para composição de praças da Marinha será realizado através das seguintes etapas:

1 – Provas Escritas Objetivas de Conhecimentos Profissionais;

2 – Redação;

3 – Eventos Complementares constituídos de:

  1. I) Verificação de Dados Biográficos;
  2. II) Inspeção de Saúde;

III) Teste de Aptidão Física para Ingresso;

  1. IV) Verificação de Documentos;
  2. V) Avaliação Psicológica;
  3. VI) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.

4 – Resultado Final da Seleção.

Apenas as avaliações objetivas e de redação têm caráter eliminatório e classificatório ao mesmo tempo. Todas as outras fases possuem caráter eliminatório.

Tanto a prova objetiva quanto a de redação serão realizadas na primeira quinzena de dezembro de 2021. A duração das provas será de 4h, no total.

O objetivo desta fase é comprovar a existência de conhecimentos básicos profissionais e de formação dos candidatos. No total, serão 50 questões elaboradas de acordo com as disciplinas presentes no edital de abertura.

Resumo

Concurso Marinha

Banca: própria (Marinha)

Vagas: 40

Escolaridade: médio técnico

Salários: não divulgados

Inscrições: 8/9 a 26/9

Taxa: R$ 60

Provas: 1ª Quinzena de Dezembro de 2021




Voltar ao topo

Deixe um comentário