scorecardresearch ghost pixel



ITA abre concurso com 150 vagas para formação de engenheiro

Inscrições se encerram no próximo dia 30 de setembro. Do total de vagas, 31 são destinadas àqueles que optaram pela carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).



O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com 150 vagas para concurso de oficiais engenheiros. As oportunidades são tanto para profissionais da reserva quanto da ativa. 

O concurso prevê a formação acadêmica de nível superior (graduação) em engenharia. A especialidade abordada envolve o setor aeroespacial e, em particular, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Para participar do concurso é necessário possuir nível médio completo. Todas as informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (2).

Os alunos começarão os estudos em 2022. Para participar é necessário efetuar a inscrição através da internet até o dia 15 de setembro.

Para ter acesso ao Requerimento de Inscrição (RI), acesse: http://www.vestibular.ita.br/

Vagas para o concurso

Do total de vagas, 31 são destinadas àqueles que optaram pela carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng). Estão divididas da seguinte maneira:

– 25 vagas para ampla concorrência;

– 6 vagas para autodeclarados negros.

Para as outras pessoas que não desejam seguir carreira militar, o concurso reserva 119 vagas. Entre esses inscritos, as vagas estão divididas em:

– 95 vagas para ampla concorrência;

– 24 vagas para pessoas autodeclaradas negras.

O curso

O curso de graduação em Engenharia do ITA tem duração de cinco anos. Os primeiros dois anos são destinados ao Curso Fundamental e aborda conteúdos gerais da área. Os três últimos anos é de Curso Profissional e destina-se à especialidade de Engenharia escolhida pelo estudante.

Todos os aprovados no certame serão ingressantes do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva. Posteriormente, esses candidatos serão encaminhados ao Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros.

A primeira etapa do processo será uma prova composta por diversas questões entre as disciplinas:

Matemática;

Física;

Química;

Português;

Inglês.

O candidato precisa atingir uma média mínima de 5 pontos. Depois será aplicada uma segunda avaliação, desta vez discursiva.

Por fim, na terceira etapa será realizada a inspeção de saúde. Ela é realizada pelo Esquadrão de Saúde de São José dos Campos. As condições serão avaliadas por meio de exames clínicos, de imagem, laboratoriais e toxicológicos.

Leia também: UFOB – BA abre processo seletivo




Voltar ao topo

Deixe um comentário