scorecardresearch ghost pixel



CPF irregular pode gerar cancelamento de contas bancárias

Clientes estão reclamando que suas contas foram canceladas sem motivo aparente. Isso porque o CPF do cidadão apresentava irregularidades; entenda:



Algumas contas bancárias estão sendo canceladas por conta de irregularidades no CPF. Se o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão estiver irregular, diversas sanções podem ser aplicadas. Entre elas está o cancelamento de contas bancárias, conforme regulamentação do Banco Central (BC) de 2019.

Leia mais: Clientes podem aumentar limite de cartão ao fazer depósito no Nubank

O CPF pode ficar irregular em algumas situações. Por exemplo, quando a declaração do Imposto de Renda obrigatória deixa de ser entregue. Ou quando o documento é roubado e o titular não regulariza a situação novamente. Há ainda casos de inadimplência que podem afetar o cadastro.

Regularização

De modo geral, a regularização do documento deve ser feita junto à Receita Federal. O endereço eletrônico do órgão é: www.gov.br/receitafederal/. Também é possível baixar e acessar o aplicativo  CPF Digital para realizar consultas e tirar dúvidas.

Se o problema estiver relacionado à declaração do Imposto de Rensa, é preciso consultar o portal e-CAC. O código de acesso pode ser obtido no próprio site ou através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Entretanto, o problema pode ser a falta de informações ou dados incorretos. Neste caso, o contribuinte precisa preencher um formulário no site da Receita Federal: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/alterar/default.asp

Inadimplência

Embora seja menos frequente, a conta bancária pode enfrentar problemas em caso de inadimplência. Neste caso, os bancos podem limitar transações, cancelar cartões, retirar limites e outros serviços prestados.

Nos últimos dois anos, o Banco Central relatou que existiam mais de 120 milhões de cartões de crédito no Brasil. Some este número ao alto índice de inadimplência, desemprego e à pandemia. É possível deduzir que parte dos consumidores encontra dificuldades em manter as contas em dia.

Cerca de 67% da população encontra-se com alguma pendência financeira. O mau uso do cartão de crédito é um dos principais vilões. Ele é responsável por quase 80% das famílias com dívidas.

De modo geral, para evitar transtornos, sempre fique de olho nos dados de pagamentos. Da mesma forma, confira as informações entregues à Receita Federal. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário