O lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) apurado em 2020 já foi repassado pela Caixa Econômica Federal a mais de 88,6 milhões de trabalhadores. Parte do total de R$ 8,467 bilhões foi distribuído entre os que tinham saldo em suas contas do fundo.
Leia mais: Trabalhadores podem receber bilhões com pedido de revisão do FGTS
Todos os anos, uma porcentagem do lucro líquido registrado no ano anterior é dividida entre os trabalhadores com saldo nas contas no dia 31 de dezembro do respectivo ano. Em 2021, o valor correspondeu a 96% do lucro apurado, ou seja, R$ 8,129 bilhões.
Quem tem mais de uma conta no FGTS recebe o valor correspondente ao montante que estava disponível em cada uma delas no dia 31 de agosto de 2020. Para descobrir quanto você recebeu, basta multiplicar o saldo da conta por 0,01863517.
Como consultar e sacar o lucro do FGTS?
A consulta pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS, disponível para os sistemas Android e iOS, ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. É só acessar o extrato das contas e verificar os detalhes sobre os depósitos realizados.
O valor referente ao lucro do FGTS é incorporado ao saldo das contas do trabalhador. Por isso, seu saque só pode ser realizado nas ocasiões previstas por lei, como demissão sem justa causa, financiamento da casa própria, doenças graves, saque-aniversário, dentre outras.