scorecardresearch ghost pixel



Trabalhadores podem receber bilhões com pedido de revisão do FGTS

Ação que propõe mudanças na correção do saldo das contas do FGTS pode liberar valores bilionários aos trabalhadores.



Um ação que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pode liberar bilhões de reais para os trabalhadores brasileiros. A tese busca a alteração do índice utilizado atualmente para corrigir o saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Leia mais: BV e Visa se unem em linha de cartões cheios de vantagens; Confira

O FGTS é uma espécie de poupança do trabalhador que atua em regime CLT. Todos os meses, o empregador recolhe 8% do seu salário e deposita em uma conta. Esses valores podem ser acessados em caso de demissão sem justa causa ou outras situações previstas por lei.

O que é a revisão do FGTS

A revisão do FGTS pede que a Taxa Referencial (TR), utilizada na correção monetária das contas do fundo, seja trocada por outra capaz de cobrir a inflação. A TR atualmente está zerada, enquanto a inflação no país está próxima aos dois dígitos.

Essa diferença causa perdas monetárias aos cidadãos, já que é como se o dinheiro que está parado fosse “perdendo valor” com o passar do tempo.

A ação abrange quem trabalhou com carteira assinada entre 1999 e os dias de hoje, o que significa que pode movimentar bilhões de reais. A previsão é que 70 milhões de pessoas devam se beneficiar com o processo.

Vale lembrar que o STF ainda não tomou uma decisão sobre o assunto, mas é importante protocolar o pedido de revisão do FGTS antes que isso ocorra. O motivo é que a Corte pode decidir, por exemplo, que somente quem abriu uma ação na Justiça terá direito à correção.

Onde fazer os cálculos?

Para descobrir quanto o trabalhador pode receber com uma possível revisão do FGTS, é só fazer os cálculos na plataforma LOIT FGTS. Segundo informações da empresa responsável pela calculadora, o valor médio da revisão chega a R$ 10 mil por pessoa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário