scorecardresearch ghost pixel



Não instale estes aplicativos no seu celular! Entenda o porquê

Você é daqueles que vive baixando aplicativos no celular? Continue lendo para aprender a fugir de ciladas.



Você se lembra última vez que passou um dia todo sem usar aplicativos do seu celular? É muito provável, inclusive, que agora mesmo esteja lendo pelo aparelho. Embora os programas facilitem muito o dia a dia, resolvendo quase tudo de forma online, é preciso ter cuidado para fugir de ciladas.

Leia mais: WhatsApp testa recurso de reações com emojis semelhante ao do Instagram

Engana-se quem pensa que os riscos se restringem aos app de bancos, pois, até mesmo os antivírus, se baixados de local de origem duvidosa, podem colocar sua segurança em risco, instalando apps maliciosos com objetivo de raptar dados e informações pessoais.

Continue lendo para descobrir quais os apps você deve ter cuidado na hora de baixar e dicas para se manter seguro ao visitar a loja de aplicativos.

APKs

Os APKs nada mais são do que apps oriundos de fontes fora da loja oficial do seu aparelho e com código alterado. Uma vez que eles não são submetidos ao crivo da Google Play e App Store, por exemplo, os riscos ficam maiores.

Um dos principais problemas é a possibilidade de trazerem consigo um código malicioso com potencial de infectar o celular com vírus.

Aplicativos que prometem dinheiro fácil

Sabemos que em tempos de pandemia a situação dos brasileiros está difícil. Assim, aquela oportunidade de ganhar dinheiro extra pode parecer irresistível, não é mesmo? Mas, cuidado! Os apps que prometem recompensas podem gerar uma situação ainda pior, deixando o dono do smartphone suscetível a golpes.

Fique de olho nas permissões invasivas, como acesso à câmera, por exemplo, e nunca confie seus dados bancários a ninguém.

Aplicativos para liberar memória

Já recebeu aquele alerta chato de que a memória do seu celular está cheia e você precisa liberar espaço? Pois então, preste muita atenção nesse tipo de alerta! Embora os aplicativos do segmento prometam liberar espaço de armazenamento, podem fazer justamente ao contrário, ou seja, ocupar um espaço desnecessário.

Ao invés disso, a melhor alternativa é bastante simples: excluir aplicativos que você não usa mais ou os que são desnecessários.

Apps semelhantes aos de funções nativas do celular

Leitor de QR code, lanterna, calculadora e cronômetro são aplicativos que vieram para facilitar o dia a dia. Por isso, muitas fabricantes de smartphone investem para que os aparelhos já saiam da fábrica com apps nativos.

Nesse caso, além de ocupar mais espaço no seu celular, já que o aplicativo estará duplicado, você ainda corre o risco de conceder permissões necessárias e deixar dados – como a localização – expostos a terceiros.

Antivírus

Até antivírus? Isso mesmo! Mas calma que nem todos os apps do segmento são potencialmente prejudiciais. Apesar de serem válidos para proteger seu aparelho, é necessário estar atento ao programa baixado.

Isso porque esse tipo de aplicativo solicita diversas permissões para a segurança do celular, o que nas “mãos erradas” o deixa extremamente vulnerável a invasores. A dica, então, é sempre optar por fabricantes conhecidos e de renome.

*Com informações de TechTudo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário