O aplicativo de mensagens WhatsApp tem lançado nos últimos dias ferramentas que, a princípio, parecem facilitar a vida dos empresários. Isso para que eles possam vender seus produtos na plataforma, e também dos usuários, que agora poderão fazer todo o processo de compra por meio do mensageiro.
Veja também: Deputados aprovam recebimento do 14º salário em 2022 e 2023
O novo lançamento da ferramenta comercial ‘mensagem de produto’, tem o objetivo de concentrar todo o processo de compra dentro da plataforma. Por meio dele é possível que a empresa interaja com o cliente, enviando dentro de uma janela de bate-papo, uma foto com um texto onde se falam algumas características de um determinado produto. A interação vai acompanhada de um botão para onde o consumidor poderá ver mais detalhes do produto.
A mensagem pode ser enviada com um produto (single-product message) ou ainda um grupo com até 30 (multi-product message), dando a opção do cliente montar um carrinho de compras e, logo após, fazer a solicitação de compras.
É importante ressaltar que para o uso dessa funcionalidade é preciso que o usuário abra uma janela de conversas com a empresa ou vice e versa, e não é cobrada nenhuma taxa extra de ambos. O pagamento ainda não pode ser feito por meio do app de mensagens, mas ele oferece a possibilidade de pagar com links externos que direcionam o cliente para a instituição financeira.
Destacamos ainda que o carrinho de compras é individual por usuário e aparelho, isso indica que o celular e a versão web do WhatsApp terão cada um o seu carrinho.
Banco Central precisa autorizar
Por quanto o Banco Central não liberou a autorização para que sejam feitas transações comerciais entre lojistas e consumidores por meio do WhatsApp.
Existe um recurso de pagamento limitado a pessoas físicas que pode chegar ao valor máximo de R$ 500, mas ele ainda não está integrado a função mencionada acima.
Leia mais: Como faço para ativar o WhatsApp Pagamentos no meu celular?