scorecardresearch ghost pixel



Drama imperdível da Netflix com Tessa Thompson já tem promessa de Oscar 2022

O filme Identidade traz discussões importantes para a sociedade sobre o racismo e a consciência cultural



Os filmes com Tessa Thompson são sempre carregados de muita emoção, nada diferente do filme ‘Identidade’ que acaba de estrear na Netflix. A plataforma de streaming comprou o longa escrito e dirigido pela atriz Rebecca Hall, após a estreia no Festival de Cinema de Sundance.

Veja também: Trabalhador pode sacar o lucro do FGTS em algumas situações; entenda

O drama que traz discussões importantíssimas sobre o racismo e a consciência cultural está atingindo 89% de aprovação no Rotten Tomatoes e já tem promessas de Oscar 2022.

O nome original do título é “Passing”, um termo em inglês que descreve os afro-americanos que tem a cor da pele clara o suficiente a ponto de se ‘passarem’ como brancos. O longa é baseado no livro que possui o mesmo nome e foi escrito em 1929 por Nella Larsen.

O filme é gravado em preto e branco, mas tem tudo para conquistar os espectadores da plataforma de streaming, pois possui uma trama sensível e inteligente, que emociona e faz pensar muito.

Sobre o que fala o filme, Identidade?

Trata-se de um filme de época que apresenta ao público conceitos essenciais para o entendimento do racismo moderno, sob a perspectiva dos Estados Unidos.

Diferente do Brasil onde as pessoas são consideradas ou se declaram negras de acordo com a cor da sua pele, os Estados Unidos utilizavam uma regra com o nome de “regra da gota única”, era um princípio social e legal que afirmava que qualquer pessoa que possuísse um único ancestral de ascendência negra também seria considerada negra, independentemente da sua cor de pele.

A política racial dos EUA foi marcada por esta “regra” até a luta pelos Direitos Civis nos anos 60, e continua a influenciar partes do país até hoje.

Identidade conta a história de Irene Redfield interpretada por Tessa Thompson e Clare Kendry (Ruth Negga), são duas mulheres negras de pele clara que decidem viver em lados opostos da barreira racial existente na cidade de Nova York no final da década de 1920. As amigas de infância, se encontram por acaso em uma tarde de verão. Um pouco relutante, Irene leva Clare para sua casa.

Lá, Clare cai nas graças do marido (André Holland) e da família de Irene, e se integra a todo o círculo social da amiga. As duas começam a ficar cada vez mais conectadas, e a rotina que Irene considerava tão estável vira de cabeça para baixo. É exatamente aí que o filme se torna uma análise instigante da obsessão, repressão e também das mentiras que as pessoas são capazes de contar para si mesmas e para os outros com o objetivo de proteger as realidades que constroem.

O elenco de Identidade é completado por Bill Camp (O Gambito da Rainha), Gbenga Akinnagbe (The Wire) e Antoinette Crowe-Legacy (Godfather of Harlem).

Identidade já está disponível no catálogo brasileiro da Netflix; confira abaixo o trailer.




Voltar ao topo

Deixe um comentário