scorecardresearch ghost pixel



Milagre da contribuição única: Conheça a estratégia que turbina a aposentadoria do INSS

Conhecida como “milagre” da aposentadoria, método de planejamento previdenciário pode elevar bastante o valor do benefício.



Planejar a aposentadoria é a maneira mais fácil de conseguir um benefício mais vantajoso no futuro. Para quem estava perto de entrar com o pedido até julho de 2019, existe uma estratégia que pode elevar consideravelmente o valor dos pagamentos, a chamada contribuição única.

Leia mais: Banco Central aprova as funções Pix Saque e Pix Troco

Nesse método, são consideradas as contribuições feitas até julho de 2019 e apenas uma de maior valor realizada após esse período. A brecha que aumenta o valor do benefício foi encontrada na reforma da Previdência por especialistas previdenciários.

Ao considerar apenas uma contribuição pelo teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o segurado pode conseguir salário de cerca de R$ 4 mil. Com a técnica, o trabalhador fica livre da aplicação do divisor mínimo.

O divisor é um cálculo feito antes da reforma que ignora as contribuições realizadas após julho de 1994. Sua utilização visa ajudar trabalhadores que realizaram ao menos 60% contribuições até essa data, quando a moeda nacional passou a ser o real.

Para calcular a aposentadoria, o INSS utilizava apenas o divisor mínimo (60%).

Como é hoje?

Atualmente, a aposentadoria é calculada levando em conta 60% da média de todos os salários desde 1994, com acréscimo de 2% por cada ano que ultrapassar o tempo de contribuição exigido. Para mulheres, esse tempo é 15 anos, enquanto para homens é de 20 anos.

Somente as contribuições feitas após julho de 1994 entram na conta. Os segurados que recolheram poucas vezes após essa data podem recorrer à estratégia da contribuição única para aumentar o valor de suas aposentadorias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário