scorecardresearch ghost pixel



Sonegômetro: Cálculo inédito da Receita vai mostrar o tamanho do rombo no Brasil

Um cálculo feito pela Receita Federal pretende mostrar o rombo provocado pela sonegação de impostos no Brasil. A pesquisa durou um ano.



O Sonegômetro indica que só neste ano o Brasil já perdeu em torno de R$ 549 bilhões em sonegação de impostos, de acordo com o Fisco. O estudo é feito pela Receita Federal e mostra quanto deixou de ser pago nos tributos PIS/Cofins.

Leia mais: Economize na Black Friday: Saiba o melhor horário para fazer suas compras

Dessa forma, a sonegação de impostos prejudica diversos setores da economia brasileira. A previsão da Receita Federal é fazer esse levantamento também em relação ao Imposto de Renda.

Receita avalia a sonegação de Impostos

De acordo com a Receita Federal, o trabalho de levantamento das informações já dura um ano. A previsão é mostrar quanto deveria ser recolhido e o que de fato entrou para os cofres públicos.

Além da sonegação de impostos, o levantamento também pretende mostrar os valores que não foram arrecadados em disputas judiciais.

Isso sem contar também demais valores que deixaram de ser cobrados pelo governo como forma de incentivo a determinados setores da economia.

Você sabe o que é sonegação?

A sonegação de impostos é esconder ou omitir os valores do governo, ou seja, deixar de informar os rendimentos e atividades das empresas. A sonegação faz com que as empresas não paguem os impostos. Ou paguem valores menores que o devido.

Ela é feita por meio de ocultação de documentos fiscais, assim como a abertura de empresas nos chamados paraísos fiscais. Ou também alterando valores de serviços e produtos. Por exemplo, quando o comerciante vende por um preço e emite nota por valor inferior.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário