4 alimentos comuns para nós que podem ser tóxicos para cães e gatos

Em certos casos, dependendo da sensibilidade do organismo e da quantidade ingerida, alimentos podem levar o animal a óbito.



Os animais de estimação convivem tantos tempo com os humanos que é inevitável não compartilhar de hábitos do cotidiano, entre eles envolvendo a comida. É comum, durante as refeições, tutores oferecerem alimentos que estão à mesa para os animais. Mas será que isso é correto?

Leia mais: Cachorro pode processar donos por maus tratos?

A resposta é não! Existem determinados tipos de comidas que possuem em sua composição substâncias tóxicas que podem causar sérios problemas gastrointestinais nos pets. Em certos casos, dependendo da sensibilidade do organismo e da quantidade de alimento ingerida, isso pode levar o animal a óbito.

Por isso, para evitar que o animal consuma substâncias perigosas para seu organismo, montamos uma lista de 4 alimentos que fazem mal para cães e gatos.

Alimentos proibidos para pets e que fazem mal

Veja a seguir uma lista de comidas que você não deve oferecer aos seus animais:

1. Chocolate, chá e café

Chá

Os alimentos são altamente tóxicos para os animais, pois possuem as substâncias teobromina e cafeína, encontradas no cacau, no café e em alguns chás.

No caso da teobromina, pode ocorrer a recirculação entero-hepática, resultando em um efeito cumulativo de toxinas. Isso pode causar vômito, diarreia, arritmias cardíacas, dano renal, coma e até óbito.

2. Uva e uvas-passas

Apesar de inofensivos para os seres humanos, os alimentos são extremamente venenosos para cães. A ingestão em pequenas quantidades pode causar uma intoxicação alimentar no animal.

A causa está relacionada a uma substância chamada nefrotoxina, que pode causar um choque anafilático e comprometer os rins. Os sinais clínicos da ingestão pelos cães é vômito, diarreia, fraqueza, insuficiência renal aguda e letargia.

3. Xilitol

Trata-se de um ingrediente usado como substituto do açúcar em diversos produtos para o controle de ingestão de açúcares. Ele é encontrado facilmente em pães, gomas de mascar, balas e também frutas, como morango framboesa e ameixa.

Sua ingestão pode causar uma hiperinsulinemia, que pode causar depressão, vômito, fraqueza e ataxia – falta de coordenação dos movimentos.

4. Cebola e alho

Alho e cebola
Alho e cebola

Por serem saborosos e atraentes tanto para humanos quanto para os pets, os alimentos possuem forte teor de toxicidade para cães e gatos. Os sintomas causados pela sua ingestão são: taquipneia, letargia, fraqueza e taquicardia.

Isso se dá porque a cebola e o alho possuem o poder de destruir os glóbulos vermelhos do sangue, causando problemas oxidativos à membrana plasmática destas células nos bichinhos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário