scorecardresearch ghost pixel



4 Erros comuns que podem matar suas orquídeas com o tempo

Evite cometer essas atitudes quando comprar ou começar a cultivar orquídeas em casa. Essas plantas são fascinantes, mas não toleram algumas ações erradas.



Algumas pessoas não entendem como cuidar de orquídeas pode ser tão prazeroso e viciante. Aliás, este pode ser um hobby bem cara, com espécies que custam milhares de reais. Contudo, se perguntar para um orquidófilo sobre suas motivações, uma resposta é bastante comum.

Veja também: Plantas baratas: Melhores opções para cultivar em casa gastando pouco

Muitos gostam dos desafios de cuidar das orquídeas, além da beleza das flores. Portanto, se você está começando a cultivar orquídeas, conheça alguns erros que devem ser evitados.

Erros que podem ser fatais para suas orquídeas

Uma orquídea bem cuidada garante florações incríveis todos os anos. Mas é preciso ter atenção a alguns detalhes e estudar sobre o assunto. O cultivo de orquídea não precisa ser tão complicado quanto parece. Basta evitar algumas “mancadas” para ter flores sadias e exuberantes brotando de cada botão.

1 – Cuidado com a água

Ainda que muitas espécies sejam nativas de florestas tropicais, orquídeas não precisam de água em excesso. Se houver muita água no vaso, seu desenvolvimento pode ficar prejudicado. No geral, estas plantas são bem resistentes a um período de estiagem. Isso não quer dizer que você deva descuidar.

Regue as orquídeas entre 1 ou 2 vezes por semana. Além disso, utilize os melhores substratos para as plantas, como:

  • Placas de Canela;
  • Cedro;
  • Cascas de árvores;
  • Fibra de Coco;
  • Nó de Pinho;
  • entre outros.

2 – Atenção para os vasos

Evite utilizar vasos sem muitos furos ou aqueles padrões em plástico simples. As raízes da orquídea precisam “respirar” e não podem ficar encharcadas. Se não existir como a água ser escoada, provavelmente as raízes irão apodrecer com o tempo.

 3 – Evite trocá-las de lugar

Quando as orquídeas estiverem para florir, evite ficar mexendo o vaso de lugar. Isso garante que a planta vai continuar seu desenvolvimento de modo regular e exuberante. Dê espaço para que os brotos produzam folhas com folga. Depois de escolher um bom lugar para plantar, tente não mudar novamente.

4 – Poda errada

Cuidado para não ficar podando sua orquídea de modo errado. Muitas pessoas retiram os bulbos que já deram flores achando que a planta ficará bem. Para fazer isso, espere que essas estruturas sequem por completo. No geral, a poda nem é necessária.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário