scorecardresearch ghost pixel



5 cuidados de manutenção no carro durante o período de chuvas

Sistemas e componentes precisam estar em perfeito estado diante dos fatores pista molhada e visibilidade comprometida.



A época de chuvas fortes e com maior frequência está logo aí. Manter o carro em perfeito estado é fundamental para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, além de evitar acidentes envolvendo pedestres, ciclistas ou motociclistas.

Leia mais: 10 situações que fazem você perder a cobertura do seguro do seu carro

Algumas dicas simples, mas eficazes, podem ajudar o veículo à enfrentar as mudanças climáticas de forma mais consistente. Sistemas e componentes precisam estar em perfeito estado diante dos fatores pista molhada e visibilidade comprometida. Saiba o que fazer a seguir!

5 dicas de manutenção para o carro no período de fortes chuvas

Confira a seguir algumas recomendações para aumentar a segurança de um veículo no período de fortes chuvas:

  • Sistema de circulação de ar: seu perfeito funcionamento é importante para que os vidros não fiquem embaçados no momento da chuva, evitando que a visibilidade do motorista fique prejudicada. Por isso, é importante verificar todo o sistema de circulação de ar do veículo, verificando se não há dutos entupidos.
  • Pneus: os itens precisam estar em perfeitas condições, não importa a época do ano. No entanto, no período de chuvas, a atenção deve ser redobrada. As ranhuras dos pneus são responsáveis para expelir a água do asfalto e evitar que a borracha toque o sol. Na prática, isso garante um maior controle do veículo, sobretudo em curvas e frenagens.
  • Sistema de freios: além dos pneus em boas condições, os estados dos discos, das pastilhas e do fluido de freio devem estar em dia e em bom funcionamento. Caso o freio esteja duro ou instável, é importante o quanto antes procurar o serviço especializado. A incidência de barulhos também indicam mal funcionamento da área.
  • Limpador de para-brisa: este é uma das peças mais importantes durante o período de fortes chuvas, pois ajuda a melhorar a visibilidade na hora de pilotar. O aparato precisa estar funcionando perfeitamente em todas as velocidades. A borrachinha acoplada a ele não pode estar ressecada, pois isso diminui sua eficácia. Lembrando que os mesmos cuidados devem ser aplicados no limpador traseiro.
  • Desembaçador do vidro traseiro: esse é um daqueles equipamentos que demonstram sua real importância quando a chuva desaba e fica impossível enxergar alguma coisa pelo vidro traseiro. Por isso, é importante manter os filetes em bom estado e sem defeitos. Se um fusível queimar, por exemplo, o sistema pode não funcionar devidamente e apresentar problema na visibilidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário